Início / Agricultura / Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 19 a 25 Dezembro 2022

Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 19 a 25 Dezembro 2022

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Azeite

Inicio da campanha de comercialização de Azeite 2022/ 23 na área de mercado Alentejo Norte e prosseguiu na área de mercado Ribatejo. Em ambas as áreas o produto classifica-se como bom em relação à qualidade e a oferta foi média para uma procura média no Alentejo e alta no Ribatejo.

Azeitona de mesa

Na semana em análise, prosseguiu a campanha de comercialização de azeitona de mesa na área de mercado de Freixo de Espada à Cinta, onde o mercado apresentou uma oferta baixa para uma procura média a alta. A azeitona de mesa é classificada como boa em termos de qualidade, mas a quantidade foi baixa. Observa-se elevadas perdas de produção devido ao ano contrassafra, às condições meteorológicas adversas e problemas fitossanitários (ataque tardio e intenso de mosca da azeitona). Nesta área de mercado, o modo de produção foi 70% biológico, 25% integrado e 5% convencional.

Azeitona para azeite

Prosseguiu a campanha de comercialização da azeitona para azeite nas áreas de mercado Alentejo Sul, Alentejo Central, Alentejo Norte e Trás-os-Montes. Nas áreas de mercado do Alentejo, a oferta é média para uma procura alta, enquanto em Trás-os-Montes, a oferta apresentou-se média a baixa para uma procura média a alta e neste mercado de comercialização, o volume de transacções aumentou em relação à semana anterior. Em todas as áreas de comercialização, o produto é classificado como bom em relação à qualidade e o INE prevê uma quebra de produção significativa, em relação à campanha anterior, na ordem dos 35%.

Comércio internacional

Comparando o período Janeiro a Setembro das últimas duas campanhas, verifica-se que o Saldo comercial português aumentou, continuando Portugal a apresentar superavit neste sector. De acordo com os últimos dados divulgados pelo INE sobre o comércio internacional, este aumentou cerca de 121 milhões de euros comparando os dois períodos homólogos.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Inspectores de navios de São Tomé e Príncipe treinam na DGRM

Partilhar               A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que esta semana …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.