Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Aves
Na semana em análise as cotações médias nacionais do frango vivo (de 1,8 kg), do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g), do peru vivo (de 14 a 15 kg) e do peru abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg) mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.
Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi abundante e a procura foi muito animada. A oferta mantém-se um pouco inferior à procura, que continuou animada, nomeadamente no que se refere ao frango para churrasco e ao peito de frango.
Pelo contrário, a procura de frango das classes de peso mais elevadas baixou um pouco. Descida das cotações das galinhas vivas semipesadas (-5 cêntimos / kg na cot. +freq. e -15 cêntimos / kg na cot. máx.).
No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta foi relativamente abundante e a procura foi animada. Estabilidade de cotações.

Ovos
Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos de gaiola classificados e embalados (ovotermo) das classes de peso L e M sofreram um ligeiro decréscimo em relação à semana anterior (-2 cêntimos / dúzia); estabilidade da cotação média nacional dos ovos de gaiola na produção (ovo a peso de 60 a 68 g). Descida dos ovos classificados de solo e de ar livre (-2 cêntimos / dúzia).
Na Beira Litoral a oferta foi abundante e a procura animada nas duas áreas de mercado analisadas, Dão-Lafões e Litoral Centro. A relação oferta-procura encontra-se equilibrada, estando a oferta a aumentar um pouco, o que também acontece com a procura. No Litoral Centro deu-se um acréscimo dos ovos de gaiola na produção (+5 cêntimos / kg).
No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura foram médias. Descida generalizada de cotações, -5 cêntimos / kg nos ovos a peso e -5 cêntimos / dúzia para os ovos de gaiola, solo e ar livre classificados de todas as classes de peso, com excepção dos ovos de gaiola S em cartão (-15 cêntimos / dúzia).
Nota: Iniciou-se na semana 04 de 2021 a recolha de cotações dos ovos de solo (classes de peso M e L) e dos ovos de ar livre (classe M/L), pelo que os ovos que se acompanhavam até esta altura passaram a designar-se ovos de gaiola. As áreas de mercado para os novos produtos são Beira Litoral Gr. e Ribatejo e Oeste Gr.

Pode ler a análise completa do SIMA aqui.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
