Cotação da batata mantém-se estável mas com forte concorrência espanhola

As cotações da batata de conservação mantiveram-se estáveis na Região Norte, na área de mercado de Entre Douro e Minho, verificando-se uma oferta média e de boa qualidade.

Segundo a análise sobre “Hortícolas” do SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, na semana de 16 a 22 de Outubro, registou-se uma boa procura e escoamento sem dificuldades, mas com concorrência de produto importado.

Já na área de mercado de Chaves, a oferta continuou média mas a procura diminuiu. Menor volume de transacções, com descida das cotações para a batata “branca”. Registou-se uma boa qualidade do produto, com concorrência de batata importada.

Na Região Centro, na área de mercado da Guarda, as cotações mantiveram-se estáveis, com uma oferta ligeiramente alta e procura baixa. Boa qualidade do produto, com concorrência de produto espanhol.

Por sua vez, na área de mercado de Viseu, a oferta continuou alta e de excelente qualidade. Grande concorrência de batata espanhola, mas com cotações estáveis.

Batata nova

Quanto à batata nova, na Região de Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado do Montijo, a oferta foi alta e a procura baixa. Cotações estáveis mas com escoamento com muitas dificuldades. Boa qualidade do produto.

No Algarve, não se realizaram transacções nos agentes económicos acompanhados pelo SIMA.

Já na batata doce, no Alentejo, na área de mercado de Odemira, a oferta continuou muito superior à procura ligeiramente baixa e as cotações mantiveram-se estáveis.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.