Início / Mar / Ambiente / Costa portuguesa recebe investimento de 900 milhões de euros em requalificação

Costa portuguesa recebe investimento de 900 milhões de euros em requalificação

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que o Governo vai investir cerca de 900 milhões de euros na manutenção e requalificação da costa portuguesa nos próximos dez anos com o objectivo de minimizar os efeitos das alterações climáticas.

Na inauguração das obras de requalificação do litoral em Vila Nova de Milfontes, o ministro referiu que este “é um investimento que se prevê necessário” para reduzir “bastante aquilo que é a força que o mar tem”.

“São uma tarefa ciclópica, devido ao facto de a costa portuguesa ser o território em toda a Europa que está mais sujeito às consequências que hoje se fazem sentir das alterações climáticas, por causa do avanço do mar”, disse o governante.

Intervenções têm de ser constantes

O ministro referiu que a artificialização da costa não faz mais do que “resolver pontualmente o problema”, o que faz com que “as intervenções tenham de ser constantes”.

Matos Fernandes destacou que as obras da próxima década “vão incidir na manutenção de esporões existentes, enchimento de praias, recuperação de dunas, com a concentração de milhares de metros cubos de areia”.

Requalificação de espaços

O ministro disse ainda que serão realizadas obras de requalificação de espaços atrás das dunas para que “as pessoas continuem a usufruir destes territórios”.

“São obras, desde Caminha até Vila Real de Santo António, obras sobretudo de protecção, feitas com técnicas naturais”, descreveu, acrescentando que existem obras prioritárias em frente a Ovar, “numa intervenção de grande dimensão, talvez no sítio onde o litoral português mais sofre com o fenómeno de erosão”.

As obras de requalificação do litoral em Vila Nova de Milfontes estão avaliadas em 4,9 milhões de euros e incluem a valorização e qualificação da Praia do Malhão, o reforço do cordão dunar e a alimentação artificial das praias da Franquia e das Furnas, através de transposição de sedimentos da foz do rio Mira.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.