O primeiro-ministro, António Costa, admitiu ontem, 22 de Março, avançar com uma redução do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) dos alimentos. O anúncio foi feito em debate parlamentar, apesar dos ministros das Finanças e da Economia terem criticado a medida.

Mas, António Costa disse que a descida do IVA só tem sentido se houver “correspondência na redução do preço”. No debate parlamentar, António Costa garantiu que está a negociar com produtores e o sector da distribuição um acordo para reduzir efectivamente os preços dos alimentos.

O novo pacote anti-inflação do Governo para apoiar as famílias, que terá como um dos objectivos controlar a subida dos preços dos bens alimentares, deverá ser apresentado amanhã, 24 de Março, depois de conhecidos os números do défice orçamental.

Refira-se que medida semelhante foi tomada em Espanha. No entanto, são muitos os analistas a garantir que esta não levou à diminuição de preços. Outros realçam que os preços não subiram mais devido à descida do IVA.

Agricultura e Mar