Início / Agenda / Coopval leva pêra rocha ao Salão Internacional dos frutos e legumes, em França

Coopval leva pêra rocha ao Salão Internacional dos frutos e legumes, em França

A MEDFEL – Salon International d’Affaires de la Filière Fruit et Légumes de l’EuroMéditerranée realiza-se de 25 a 27 de Abril em Perpignan, França. Este ano o produto “estrela” é a batata doce. E a “rainha dos produtores de pêra rocha”, a Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval (Coopval) vai lá estar.

A Coopval estará “novamente presente para agendar reuniões com alguns dos potenciais clientes nesta área económica, rever e falar com os clientes actuais, bem como procurar produtos interessantes para trabalhar no mercado interno”, diz fonte institucional da Cooperativa.

O salão profissional, o MEDFEL, representa um evento completo da região do Sul da França que reúne todos os actores da fileira dos frutos e legumes, da produção à comercialização. Terão lugar reuniões B2B, debates, conferências, visitas de produções e previsões de colheitas.

Organizado pela Sud de France Développement e pela região Occitânia/Pirinéus Mediterrâneo, o MedFEL é actualmente o único evento internacional de frutas e verduras a realizar-se em França. Durante 3 dias, Perpignan vai-se tornar a capital agrícola do Mediterrâneo.

O principal objectivo é combinar toda a produção de frutas e verduras de França, oferecendo também um lugar de apresentação da sua produção para outros países ao redor do Mediterrâneo, como Espanha, Portugal e Marrocos.

A Coopval

Sedeada no Cadaval, a Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval foi constituída em 1969. Iniciou a produção, armazenamento, embalamento e comercialização da fruta dos seus produtores em 1972, sendo actualmente a maior Organização de Produtores de Pêra Rocha, com cerca de 300 associados.

A Coopval tornou-se a maior central de armazenamento e produção de pêra rocha do País, tendo actualmente uma área coberta de 24.000 m2, apresenta a tecnologia mais avançada em termos de conservação, com capacidade de frio para 25.000 toneladas, sendo 80% dessa capacidade em atmosfera controlada, respeitando as normas internacionais de segurança alimentar.

Em 1977 começou a internacionalização, com as primeiras exportações para o Brasil. Nos anos seguintes, viu os seus produtos serem comercializados para países como o Canadá, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Itália, Rússia, França e Espanha. Hoje em dia mais de 80% da produção da Coopval destina-se à exportação.

246 expositores em 2016

Na edição do ano passado, a salada foi o centro das atenções, com mais de 29 expositores e produtores presentes e duas conferências dedicadas.

Em 2016, a MEDFEL contou com 246 expositores do Mediterrâneo (240 em 2015 e 241 em 2014), com mais de 30 empresas de transporte e logística e mais de 42 empresas de tecnologia. O vento contou com 6.122 visitantes em 3 dias. A feira contou com mais de 100 compradores internacionais VIP de todo o Mundo, incluindo a Argélia, Alemanha, Arábia Saudita, Áustria, Bahrein, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Israel, Itália, Kuwait, Holanda, Portugal, Qatar, Suécia e República Checa.

A agricultura biológica é uma das actividades que tem ganho peso no salão, tendo sido representada, em 2016, por 49 empresas, com 174 expositores de frutas e legumes.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

“Quinta do Tamariz: Lugar de Vinhos com História”. Livro apresentado em Ponte de Lima a 9 de Abril

Partilhar              O Município de Ponte de Lima acolhe a apresentação do livro “Quinta do Tamariz: Lugar …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.