Início / Agenda / Cooperativas Olivícolas debatem os desafios para o sector a 21 de Abril

Cooperativas Olivícolas debatem os desafios para o sector a 21 de Abril

A Fenazeites – Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Olivicultores, associada da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, realiza na próxima sexta-feira, dia 21 de Abril, o 9º Encontro com as Cooperativas Olivícolas, em Trás-os-Montes, para discutir o futuro perante a ameaça da Xylella fastidiosa, o Balcão Único do Prédio (BUPi), bem como as tendências de mercado e um caso prático de smart farming.

O Encontro, que conta com o apoio da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, terá lugar pelas 10h00, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, e tem como objectivo identificar alguns dos problemas mais urgentes do sector olivícola e fazer um levantamento de propostas em defesa do sector, refere uma nota de imprensa conjunta da Fenazeites e da Confagri.

A entrada é livre, mas carece de inscrição, até ao dia 20 de Abril, através do email helenabranquinho@confagri.pt.

Tendências do sector olivícola

O sector tem sofrido uma profunda transformação que culminou num aumento de produção e de qualidade dos azeites nacionais. O mercado nacional é condicionado pela produção em Espanha e este país está a sofrer os efeitos de uma seca prolongada, que já afectou a última campanha de produção, adianta a mesma nota.

E acrescenta que “a queda da produção provocou o aumento de preços para níveis históricos e pode retrair o consumo, o que é uma forte preocupação para todo o sector”.

O debate contará com a presença de vários profissionais do sector, entre eles, na abertura, o presidente da Fenazeites, Aníbal Martins, o presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, Luís Rodrigues e o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.

A moderar o Painel “Desafios para o Futuro” estará o decretário-geral da Confagri Francisco Silva. A secretária-geral da Fenazeites, Patrícia Falcão, apresentará as tendências de mercado e os preços do azeite; e a subdirectora da DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, Ana Paula Carvalho, tratará o preocupante tema da Xylella Fastidiosa.

Já o BUPI estará a cargo de Carla Mendonça, coordenadora da Unidade de Missão de Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado e o caso de smart farming será da responsabilidade da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches.

A sessão de encerramento é da responsabilidade da Direcção Regional da Agricultura e Pescas do Norte (DRAP Norte) e do presidente da Confagri, Idalino Leão.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Sindicatos garantem aumento do subsídio de turno na ADP Fertilizantes

Partilhar              A administração da ADP Fertilizantes chegou a acordo com os trabalhadores e os seus representantes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.