Cooperativas Olivícolas debatem desafios do sector em Macedo de Cavaleiros

A Fenazeites – Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Olivicultores, associada da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, realiza na próxima sexta-feira, dia 9 de Maio, o 10º Encontro com as Cooperativas Olivícolas, em Trás-os-Montes, para discutir o futuro perante as tendências de mercado, o cálculo do sequestro de carbono no olival e o futuro da interprofissional do sector olivícola. A participação é gratuita.

O Encontro, que conta com o apoio da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, terá lugar pelas 10h00, na sede da Cooperativa, irá promover o Debate “Desafios para o Futuro” que terá como objectivo não só identificar alguns dos problemas mais urgentes do sector olivícola, mas também fazer um levantamento de propostas em defesa do mesmo, tendo em conta as tendências do sector, o aumento da produção, o condicionamento do mercado nacional pela produção em Espanha, a oscilação dos preços e os custos de produção, refere um comunicado de imprensa da Fenazeites.

Assim, este debate contará com a presença de vários profissionais do sector, estando a Sessão de Abertura a cargo de Nuno Serra (secretário-geral da Confagri) António Brito (presidente da Fenazeites) e Luís Rodrigues (presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros).

Moderado por Patrícia Falcão, secretária-geral da Fenazeites), o Debate “Desafios para o Futuro” contará com o analista internacional Juan Vilar, com Juan Antonio Polo (Chefe do Departamento de Oleicultura e meio-ambiente do COI) e Fernando do Rosário (presidente da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches).

Já na Sessão de Encerramento, esta iniciativa contará com o contributo de Idalino Leão (presidente da Confagri), Benjamim Rodrigues (presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros) e Paulo Ramalho (vice-presidente da CCDR-Norte).

Estando sujeito à lotação da sala, este “é um debate de extrema importância para o sector cooperativo olivícola, dada a dimensão considerável que este representa no panorama da produção olivícola nacional”, realça a organização do encontro.

A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória, aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.