Início / Agricultura / Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico Celebra 73º Aniversário

Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico Celebra 73º Aniversário

A Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico (CVIP), uma das mais antigas e maiores produtoras de vinhos dos Açores, completa hoje, 8 de Agosto, 73 anos de existência.

Fundada em 1949, a Picowines “tem-se afirmando como uma referência no sector vitivinícola nacional e internacional, projectando além-fronteiras o nosso concelho, os seus vinhos e a incontornável Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, Património Mundial da UNESCO”, refere uma nota de imprensa da autarquia da Madalena, Açores.

“Por todos estes motivos, e não apenas pela data hoje assinalada, o Município da Madalena felicita a Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico por mais um aniversário, saudando todos os seus sócios, funcionários e órgãos sociais”, realça a mesma nota.

Relembre-se que, no passado mês de Julho, os vinhos da Picowines voltaram a fazer história. O Lajido, da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, conquistou os jurados do XX Concorso Enologico Internazionale Città del Vino, sendo considerado um dos dez melhores vinhos do Mundo.

A Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico foi fundada em 1949, pelo esforço dos produtores, ao tentar recuperar as castas nobres e a cultura da vinha em curral de pedra, o que constitui, hoje uma paisagem classificada como Património Mundial pela UNESCO.

Actualmente, conta com cerca de 250 associados, “mulheres, homens, famílias que se dedicam à arte secular de produzir a vinha e as uvas que nos tornam tão únicos”, refere fonte institucional da Cooperativa.

Na Cooperativa, “as uvas apanhadas à mão nas vinhas rochosas, permitem preservar a cultura autêntica que recorreu a singelas e frágeis paredes de pedra de basalto para proteger a vinha, que teimosamente vingaria, das condições climatéricas adversas que se fazem sentir neste Portugal Insular. Técnicas, artes e tradições seculares que são ainda hoje a forma de brotar vinho da pedra”, acrescenta a mesma fonte.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Agricultores vão começar a receber os 10 cêntimos por litro de gasóleo agrícola gasto em 2021

Partilhar              A decisão já está publicada em Diário da República. Os agricultores vão receber  10 cêntimos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.