Início / Agricultura / Cooperativa Leite Montanha investe 270 mil euros em duas novas câmaras de cura

Cooperativa Leite Montanha investe 270 mil euros em duas novas câmaras de cura

A cooperativa Leite Montanha inaugurou esta sexta-feira, 13 de Maio, duas novas câmaras de cura de queijo, nas Lajes do Pico, Açores. Trata-se de um investimento de cerca de 270 mil euros.

As duas novas câmaras de cura, instaladas ao abrigo do PRORURAL+ permitem o desenvolvimento de novos produtos, permitindo assim a diferenciação e a produção produtos com maior valor acrescentado e consequentemente uma melhor valorização da matéria-prima produzida na Ilha do Pico.

Com este investimento, a Cooperativa Leite Montanha, além de desenvolver novos produtos, conseguiu potenciar o aumento da quantidade e da qualidade de produtos que já são referência no mercado, como por exemplo o queijo do Pico DOP.

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, esteve presente na inauguração deixando uma mensagem de confiança pela estratégia da cooperativa na afirmação dos seus produtos pela qualidade e diferenciação.

“O leite pode ser um produto final, mas deve ser, reforçadamente, numa estratégia de futuro, com inovação e modernização, cada vez mais matéria-prima para produtos de valor acrescentado”, disse José Manuel Bolieiro falando no potencial do leite, nomeadamente, para o fabrico de queijos.

A cerimónia, tida na sede da cooperativa, contou com a presença, entre outros, do presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, autarcas locais e empresários e agentes do sector agrícola.

Para José Manuel Bolieiro, “qualquer subsidiação” no campo agrícola deve obedecer a uma “estratégia de competitividade” e avançar em “solidariedade com o consumidor”, ao invés de promover uma “paupérrima distribuição de riqueza em toda a cadeia de valor”.

“É verdadeiramente uma subvenção pública a benefício de uma competitividade justa por sermos uma economia ultraperiférica”, considerou ainda o presidente do Governo Regional, para quem este “recomeço” da Leite Montanha representa um “sentido estratégico” assente na modernização e inovação de produtos lácteos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.