Início / Featured /  Contrato assinado. Rogério Veiros e Freitasmar tomam conta das conservas Santa Catarina por 10 anos

 Contrato assinado. Rogério Veiros e Freitasmar tomam conta das conservas Santa Catarina por 10 anos

O Governo Regional dos Açores informa que, na sequência da decisão de adjudicação da exploração da fábrica de Santa Catarina ao agrupamento constituído por Rogério Veiros e Freitasmar – Produtos Alimentares, tomada em Conselho do Governo no passado dia 31 de Março, foi hoje, 31 de Maio, assinado o contrato de exploração da fábrica de Santa Catarina entre a Lotaçor, a sua subsidiária Santa Catarina, e a SCA – Sociedade Conserveira Açoriana – empresa constituída pelo Agrupamento Concorrente vencedor para a exploração da actividade fabril.

A execução do contrato pressupõe o pagamento de um montante não inferior a sete milhões de euros repartidos por 10 rendas anuais e opção de compra, que poderá ser superior em função dos resultados de exploração obtidos.

As próximas semanas irão, assim, ser marcadas pela transição operacional da exploração da esfera pública para a esfera privada, processo que será conduzido por forma a não perturbar o normal funcionamento da fábrica e em estreita colaboração entre o conselho de administração actualmente em funções e o gerente nomeado pela SCA – Sociedade Conserveira Açoriana – Rogério Veiros, que já tem experiência de ter sido administrador da fábrica no passado, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

O contrato hoje assinado prevê ainda a realização de “investimentos na modernização da fábrica e permite corrigir a desvantagem competitiva decorrente do facto de a exploração pública da Santa Catarina ter inviabilizado, durante todos estes anos, o seu acesso aos fundos comunitários destinados ao investimento”, acrescenta a mesma nota.

E realça que a solução agora implementada “abre também o caminho para o saneamento financeiro da Lotaçor, reconhecendo e assumindo de forma transparente as perdas acumuladas com a exploração pública deficitária da fábrica, cuja permanência nas contas da sociedade-mãe condicionou o seu equilíbrio económico-financeiro e implicou recurso ao sobre-endividamento”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Sindicatos garantem aumento do subsídio de turno na ADP Fertilizantes

Partilhar              A administração da ADP Fertilizantes chegou a acordo com os trabalhadores e os seus representantes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.