Início / Empresas / Continental abre o novo Centro de Soluções em Lousado

Continental abre o novo Centro de Soluções em Lousado

O fabricante de pneus Continental inaugurou o Centro de Soluções em Lousado, Portugal, a 20 de Abril de 2023. Na presença dos colaboradores, Christian Kötz, administrador da Continental AG e responsável pelo Sector Pneus, inaugurou oficialmente o edifício recentemente concluído.

No Centro de Soluções, localizado nas imediações da fábrica de pneus, as equipas interdisciplinares estão a impulsionar diversos projectos direccionados para a digitalização. A empresa recrutou especialistas das áreas de Tecnologias de Informação, inteligência artificial e análise aplicada, comércio electrónico e engenharia industrial.

Estes especialistas têm como missão apoiar a digitalização de soluções de pneus, bem como os processos de produção e as operações comerciais do sector de pneus da Continental. Com aproximadamente 80 colaboradores, a fabricante de pneus está a reforçar a sua equipa global de vários especialistas de tecnologias de informação, bem como funções relacionadas. O seu número deverá ser duplicado até 2026, refere a empresa em nota de imprensa.

“Estamos constantemente concentrados em soluções digitais de pneus, comércio electrónico e aplicações industriais 4.0. Em Lousado, profissionais altamente qualificados apoiam a nossa equipa global de pneus: em novos modelos de negócios digitais e no nosso ecossistema de soluções digitais para os nossos pneus premium”, disse Kötz durante a cerimónia de abertura.

Pedro Carreira, presidente do conselho de administração da Continental Mabor e um dos membros da gestão do Centro de Soluções, acrescentou que “a Continental está mais uma vez a expandir as suas actividades em Lousado. O nosso novo Centro de Soluções está localizado na proximidade da nossa fábrica de pneus de última geração. As duas empresas irão trabalhar em estreita colaboração. E as universidades da região são ideais para o recrutamento de novos profissionais altamente qualificados”.

Controlo de qualidade

O valor acrescentado do Centro de Soluções já está na prática em funcionamento, adianta a mesma nota. Um exemplo, é um projecto sobre o controlo de qualidade dos pneus. Colaboradores de Lousado e da equipa de Análise Aplicada & Inteligência Artificial da central global de investigação e desenvolvimento do sector de pneus em Hannover colaboraram com sucesso neste projecto.

Testaram como a inteligência artificial pode ser utilizada na inspecção final dos pneus. No futuro, a inteligência artificial será capaz de detectar até os mais pequenos desvios, a maioria dos quais são muito difíceis de perceber para o olho humano. Ao mesmo tempo, os dados obtidos fornecerão aos peritos pistas valiosas para a optimização contínua dos processos de produção de pneus. Este novo tipo de controlo de qualidade de pneus apoiado pela IA deverá agora ser também utilizado noutras fábricas de pneus da Continental.

Outra equipa de Lousado apoia o novo e futuro desenvolvimento de soluções digitais de frota, tais como a solução de gestão de pneus ContiConnect. Este projecto oferece a monitorização de pneus apoiada digitalmente. Permite uma gestão mais fácil, mais eficiente e mais sustentável dos pneus.

A pressão, a temperatura e a quilometragem dos pneus são monitorizadas e delas derivam recomendações específicas de acção. Isto é feito através da ligação de pneus com sensores, dados de telemetria, algoritmos e a nuvem. Desta forma, é possível evitar perfurações e falhas relacionadas com pneus e planear melhor os tempos de serviço e manutenção. Isto garante significativamente mais segurança e produtividade a custos mais baixos, por exemplo, através de um baixo consumo de combustível. Partes das infra-estruturas informáticas, bem como as aplicações associadas e interfaces de utilizador baseadas na web foram desenvolvidas no novo Centro de Soluções da Continental.

Um dos maiores empregadores industriais da região

A Continental é um dos maiores empregadores industriais da região e a quarta maior empresa de exportação em Portugal. Os pneus para automóveis de passageiros, maquinaria agrícola e veículos todo-o-terreno são fabricados em Lousado. Com mais de 30 anos de história em Portugal, a Continental concentra-se simultaneamente na tradição e inovação no fabrico de pneus e na tecnologia automóvel. Durante a visita à fábrica de pneus, acompanhado por Pedro Carreira e outros membros da equipa de Lousado, Christian Kötz assistiu à vulcanização do pneu 400 milhões — desde o arranque industrial da Continental Mabor em Julho de 1990.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Condições meteorológicas afectam macieiras e pereiras na região do Oeste

Partilhar              A diferenciação floral nas pomóideas, na região do Oeste, foi prejudicada pelo reduzido número de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.