Início / Agricultura / Consulai resume Plano Estratégico da Política Agrícola Comum. Leia aqui

Consulai resume Plano Estratégico da Política Agrícola Comum. Leia aqui

A Consulai – Consultadoria Agro-Industrial elaborou um conjunto de documentação que resume o PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027  e um serviço de apoio à decisão dos agricultores, que terão de apresentar, no início de 2023, os seus Pedidos Únicos com base nas decisões nacionais englobadas neste documento.

A documentação foi elaborada tendo por base a versão do PEPAC apresentada à Comissão Europeia (ver aqui) no passado 12 de Julho, que será adoptada muito em breve, segundo indicação do Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Pode encontrar aqui as principais definições do PEPAC, e documentos relativos a:

“Queremos, desta forma, contribuir para simplificar a leitura de algumas das “novas” medidas e ajudar na tomada de decisão da estratégia a adoptar nas candidaturas do Pedido Único. Para além disso, podemos apoiar os agricultores na simulação dos possíveis impactos da aplicação da PAC (de 2023 em diante)”, refere a Consulai.

6.713 milhões de euros

O financiamento de Portugal no PEPAC totaliza de 6.713 milhões de euros, dos quais 6.127 milhões de euros são de fundos comunitários (FEAGA e FEADER), incluindo apoios ao rendimento, programas sectoriais e programas de desenvolvimento rural do Continente, Região Autónoma da Madeira e Região Autónoma dos Açores.

O Plano Estratégico da PAC “promove uma gestão activa do território, garantindo maior equidade na distribuição dos apoios, valorização da pequena e média agricultura, acautelando as especificidades regionais. Este instrumento é essencial na promoção do investimento e no rejuvenescimento do sector, contribuindo para a transição climática e digital”.

Os planos estratégicos nacionais dos Estados-membros resultam da reforma da PAC, iniciada em 2017 e que culminou com o acordo político entre a Comissão, o Conselho e o Parlamento Europeu, alcançado na Presidência Portuguesa da União Europeia.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Luís Montenegro: “Governo não quer resolver os problemas da agricultura”

Partilhar              O líder do Partido Social Democrata (PSD) acusa o Governo de “falta de vontade política” …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.