© Nutri Check Net

Consulai promove encontro gratuito de demonstrações de adaptação agrícola às alterações climáticas

A Consulai – Consultadoria Agro-Industrial, juntamente com o COTHN — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional,  promove o Encontro de Demonstrações “Adaptação em Acção: Solo, Culturas e Práticas Resilientes”, no próximo dia 15 de Julho, com uma visita a três explorações: Egocultum (Santarém), Sociedade Agrícola JHenriques (Golegã) e Sociedade Agrícola São João de Brito (Golegã). A participação é gratuita e inclui almoço.

O evento realiza-se no âmbito dos projectos Climate Farm Demo e Nutri Check Net, dos quais a Consulai é parceira. “Uma oportunidade de conhecer novas práticas e de discutir soluções com produtores e técnicos, no campo e à mesa”, salienta uma nota de agenda da Consulai.

Programa:

  • Soc. Agr. JHenriques LC – 9h30 às 11h15
  • Soc. Agr. São João de Brito – 11h30 às 12h45
  • Egocultum – 14h15 às 15h45

As inscrições estão abertas, com almoço incluído, aqui.

Climate Farm Demo

O Climate Farm Demo é uma rede europeia de agricultores demonstradores (PDFs) que cobre 28 países europeus e todas as áreas pedoclimáticas. O seu objectivo principal é acelerar a adopção de práticas e soluções climate-smart pelos agricultores e todos os intervenientes do Climate Smart Agricultural Knowledge Innovation Systems (CS-AKIS) com a perspectiva de adaptar os sistemas de produção agrícola às alterações climáticas e contribuir para um sector agrícola neutro em carbono até 2050 – atingindo os objectivos estabelecidos pela Estratégia Climática Europeia.

Para alcançar este objectivo, o Projecto Climate Farm Demo adopta uma lógica multi-actor, criando uma rede de 1.500 agricultores demonstradores e os respectivos consultores agrícolas (CFAs) a uma escala não só nacional mas também europeia, de forma a promover a discussão e transferência de conhecimento nos respectivos AKIS.

Os CFAs dão apoio aos PDFs na implementação de medidas de adaptação e mitigação sugeridas por directrizes contextualizadas. Adicionalmente, irão avaliar e monitorizar a performance ambiental de cada exploração graças à utilização de metodologias e ferramentas comuns.

Nutri Check Net

Já o Nutri Check Net visa estabelecer uma Rede Temática auto-sustentável e multilateral que promova a adopção, em nível de fazenda, das melhores práticas de manejo de nutrientes específicas para cada campo em toda a Europa.

Em nove países, os Clubes de Nutrição de Culturas (CNC) dos agricultores identificarão e compartilharão a natureza de suas incertezas sobre a nutrição das culturas, seus desafios e barreiras à mudança. Sistemas de decisão e ferramentas de nutrição (incluindo produtos comerciais, serviços e resultados de pesquisas recentes) serão reunidos por especialistas nacionais de toda a Europa, incluindo agricultores líderes, na plataforma online comum Nutri Check Net.

Os CNCs avaliarão então a eficácia de novos protocolos e ferramentas seleccionados da caixa de ferramentas para enfrentar seus principais desafios. A partir daí, eles co-criarão e adoptarão abordagens de “medir para gerir” específicas para cada exploração e campo, que abordem seus desafios de nutrição de culturas. As avaliações de protocolos e ferramentas por agricultores e especialistas abordarão sua facilidade de uso, confiabilidade, custos e benefícios.

As avaliações iniciais e finais serão partilhadas em toda a Rede para definir “boas práticas”, que serão demonstradas e amplamente disseminadas, inclusive por meio da articulação com outras Redes Temáticas relevantes e a EIP-AGRI.

O conjunto de ferramentas e as melhores práticas serão mantidos acessíveis e passíveis de aprimoramento permanente no EU-FarmBook. A adopção generalizada de abordagens de “medir para gerir” ou “verificar para alterar” para a nutrição das culturas aumentará a reciclagem de nutrientes e a produtividade das culturas, reduzindo ao mesmo tempo o uso de fertilizantes sintéticos e as perdas de nutrientes em toda a Europa.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.