Início / Agricultura / Consórcio liderado pela Navigator cria rótulo em papel capaz de refrescar bebidas em 12 minutos

Consórcio liderado pela Navigator cria rótulo em papel capaz de refrescar bebidas em 12 minutos

A The Navigator Company está a cooperar com um conjunto de entidades para a implementação do projecto de smart packaging GELA, um rótulo à base de fibras de celulose que contribui para uma redução significativa do tempo necessário para refrescar bebidas no frigorífico.

Com a nova tecnologia GELA, desenvolvida pelo Laboratório Colaborativo AlmaScience, do qual a Navigator é um dos associados fundadores, 12-15 minutos é o tempo necessário para que uma bebida fique à temperatura ideal – um período cerca 50% menor ao obtido com os métodos convencionais que têm de lidar com a baixa condutividade térmica do vidro.

“Trata-se de uma inovação que, não só demonstra a viabilidade de soluções disruptivas para rótulos e embalagens com controlo térmico, como também abre caminho para futuras aplicações que envolvem a redução do tempo para congelamento de produtos”, refere uma nota de imprensa da Navigator.

27 parceiros

A tecnologia e a sua demonstração em protótipos para rotulagem está a ser desenvolvida ao abrigo da Agenda “From Fossil to Forest”, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência e dos Fundos Next Generation EU. O consórcio, liderado pela The Navigator Company, conta com 27 parceiros em diferentes áreas de trabalho, entre os quais o Laboratório Colaborativo AlmaScience – que, além do GELA, é responsável pelo desenvolvimento de outras soluções para controlo de temperatura baseadas em celulose -, em parceria com o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel e o Grupo Super Bock.

Com um investimento global de 103 milhões de euros, dos quais 80 milhões se destinam a Investimento Produtivo e 23 milhões a Investigação & Desenvolvimento, a Agenda Mobilizadora “From Fossil to Forest – Produtos de Embalagem Sustentáveis para Substituição do Plástico Fóssil” vem confirmar e reforçar o valor acrescentado da floresta de eucalipto para a economia nacional.

Inovação florestal

“Com uma longa história de inovação, sendo pioneira na produção de pasta branqueada de eucalipto globulus desde 1957, a The Navigator Company continua a investir na inovação no sector florestal, envolvendo-se em projectos multidisciplinares, com diversos parceiros e fomentando a inovação e a transformação do negócio”, adianta a mesma nota.

Como resultado deste trabalho, “a empresa está na vanguarda da inovação na bioeconomia circular de base florestal. Através do conceito “From Fossil to Forest”, a Companhia tem vindo a dinamizar um conjunto de iniciativas estratégicas, liderando investimentos significativos em programas de I&D, com vista ao desenvolvimento de bioprodutos alternativos ao plástico fóssil, provenientes de florestas plantadas de eucalipto globulus geridas de forma sustentável”.

Marca gKRAFT

Esta dinâmica levou ao lançamento, no final de 2020, de uma nova linha de produtos de embalagem, através da nova marca gKRAFT, com o objectivo de contribuir para acelerar a transição do uso do plástico para a utilização de fibras naturais, sustentáveis, recicláveis e biodegradáveis, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação do ambiente. Adicionalmente, tem permitido evidenciar a excelente aptidão do eucalipto globulus em produtos inovadores e diferenciadores na área dos papéis para o mercado de higiene e saúde, além de permitir explorar novas oportunidades de inovação e sustentabilidade em áreas como os green fuels.

O projeto GELA é, assim, “mais um passo significativo na missão da Empresa de criar valor sustentável e promover a bioeconomia, criando um impacto positivo na Sociedade, no Clima e na Natureza. Este é um compromisso reflectido na Agenda 2030 da Companhia, que visa “Criar Valor com Responsabilidade”, bem como no seu propósito corporativo: “são as pessoas, a sua qualidade de vida e o futuro do planeta que nos inspiram e movem””.

Laboratório Colaborativo AlmaScience tem como parceiros, na área científica, a Universidade Nova de Lisboa, a Associação para a Inovação e Desenvolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA.ID.FCT), o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel (Laboratório de R&D detido pela The Navigator Company, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa, através do Instituto Superior de Agronomia), e a Associação Fraunhofer Portugal Research. Mas também tem cinco parceiros industriais, entre os quais se encontra a The Navigator Company.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Tem porcos? Declaração obrigatória de existências tem de ser feita até 31 de Agosto de 2024

Partilhar              A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que no mês de Agosto de 2024, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.