O Conselho Estratégico do Parque Natural da Serra de S. Mamede (PNSSM), aprovou na segunda-feira, 26 de Abril, na sexta reunião ordinária deste conselho, o seu Plano de Actividades e Orçamento para 2021, informa o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Este plano de actividades e subsequente orçamento, que teve os contributos de várias entidades relevantes no território, nomeadamente dos municípios inseridos nesta área protegida e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), incidiu sobre três eixos centrais de actuação no valor global de 2,34 milhões de euros.
São esses eixos a comunicação, valorização e sensibilização, com 57 acções e com recursos financeiros na ordem dos 716.232 euros (mais 500 mil euros da realização do Festival de Música de Marvão); recursos naturais e conservação da Natureza; e a gestão de áreas classificadas públicas e protecção florestal, com um conjunto de 24 acções, com recursos financeiros na ordem dos 1,125 milhões de euros.
Conservação da natureza
No âmbito da conservação da natureza destacam-se as referências aos trabalhos a realizar na monitorização de várias espécies como o gato-bravo, morcegos, águia-real e águia-de-bonelli e cágado de-carapaça-estriada.
Por último, são de realçar os vários projectos de prevenção estrutural e restauro de habitas que revelam uma preocupação de várias entidades com a protecção contra incêndios da área do PNSSM, com a paisagem e os valores naturais existentes.
Agricultura e Mar Actual