Início / Agenda / Congresso de Pastagens e Pastores no âmbito da produção do Queijo Serpa DOP tem inscrições abertas
© Coalho

Congresso de Pastagens e Pastores no âmbito da produção do Queijo Serpa DOP tem inscrições abertas

O Município de Serpa organiza, no dia 14 de Setembro, a partir das 9h45, o Congresso de Pastagens e Pastores no âmbito da produção do Queijo Serpa DOP, integrado no Programa da XX Feira Agropecuária Transfronteiriça de Vale do Poço, que se realiza de 13 a 15 de Setembro. A participação é gratuita.

No Congresso serão abordados os problemas relacionados com a escassez de água e a imprevisibilidade da distribuição da precipitação ao longo do ano, bem como apresentadas alternativas sustentáveis que contribuem para aumentar a disponibilidade de água e a melhoria da produtividade do sector agropecuário e em particular na produção do Queijo Serpa DOP.

A iniciativa pretende também assinalar o Dia da Ecologia e alertar para a necessidade do uso eficiente de água e tem como parceiros a Escola Superior Agraria de Beja, a Escola Superior de Biociências de Elvas, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, a AproSerpa — Associação de Produtores do Queijo Serpa e agricultores.

O congresso integra-se no Plano de Co-gestão do Parque Natural do Vale do Guadiana e é financiado pelo Ministério do Ambiente e Fundo Ambiental.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, aqui.

Programa

09h45 Recepção aos participantes no Largo de Vale do Poço
10h00 Sessão 1 . Visita Técnica ao Monte Vale Pereiro – José Romana
11h30 Teste Aptidão Natural (TAN) de Cães Pastoreio e Demonstração de Cães Pastoreio – Nuno Lobinho, APUCAP
14h30 Sessão 2 . Queijo Serpa DOP
João Efigénio Palma, Presidente do Município de Serpa
Acções de promoção e valorização – Cristina Caro, Município de Serpa
14h40 Sessão 3 . A problemática da água nos Territórios de Sequeiro
Estratégias de adaptação às alterações climáticas nos territórios de sequeiro: o caso de Sequeiro Assistido – Manuel Patanita, Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja
Agricultura de Conservação no contexto da Serra – Noémia Farinha, Escola Superior de Biociências de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre
A água como factor limitante na produção Agropecuária: a visão dos produtores – José Guilherme, Associação de Produtores do Queijo Serpa
Moderador: Carlos Bettencourt – Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo
16h00 Sessão 4 . Mesa Redonda com Agricultores e Pastores
Moderador: Inocêncio Seita Coelho

Org.: Município de Serpa, Escola Superior Agrária de Beja, Escola Superior de Biociências de Elvas, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, Associação de Produtores do Queijo Serpa e Agricultores, inserido no Plano de Cogestão do Parque Natural do Vale do Guadiana e financiado pelo Ministério do Ambiente e Fundo Ambiental.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Politécnico de Viana lança Pós-Graduação de Liderança em Economia Azul Sustentável na Feira de Emprego e Carreiras Azuis

Partilhar              O Instituto Politécnico de Viana de Castelo (IPVC) vai lançar a Pós-Graduação Liderança em Economia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.