Confirmado foco de Gripe Aviária numa exploração de galinhas poedeiras em Sintra

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que, a 3 de Janeiro, foi confirmado um foco de infecção por vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) numa exploração de galinhas poedeiras, no concelho de Sintra, distrito de Lisboa.

As medidas de controlo e erradicação do foco foram de imediato implementadas pelos serviços da DGAV, conforme previsto no plano de contingência da gripe aviária. Estas acções incluem a inspecção ao local onde a doença foi detectada, a eliminação dos animais afectados, a limpeza e desinfecção das instalações, a restrição da movimentação e a vigilância das explorações com aves situadas nas zonas de restrição, num raio de até 10 km em redor do foco, avança um comunicado de imprensa daquela Direcção-Geral.

“Os operadores são os primeiros responsáveis pelo estado sanitário dos seus animais e devem comunicar de imediato qualquer suspeita de doença à DGAV. A detecção precoce de focos é essencial para a implementação célere de medidas de controlo, evitando a disseminação da doença e minimizando perdas para o sector”, realça o mesmo comunicado.

Perante a evidência de circulação do vírus da GAAP, a DGAV apela a todos os detentores de aves para que “cumpram rigorosamente as medidas de biossegurança e as boas práticas de produção avícola. Estas incluem evitar contactos directos ou indirectos entre aves domésticas e aves selvagens, reforçar os procedimentos de higiene de instalações, equipamentos e materiais, e aplicar um controlo rigoroso dos acessos aos estabelecimentos onde as aves são mantidas”.

As informações sobre prevenção e biossegurança estão disponíveis na página dedicada à Gripe Aviária no portal da DGAV (aqui), onde pode encontrar um cartaz, folhetos informativos e um vídeo.

As medidas de controlo aplicadas nas zonas sujeitas a restrições sanitárias são determinadas pelo Edital n.º 26 da Gripe Aviária, disponível aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.