Início / Agenda / Conferência na EDIA: De uma ‘coutada para porcos monteses’ à monocultura superintensiva: para uma história das pessoas e da paisagem do Alentejo

Conferência na EDIA: De uma ‘coutada para porcos monteses’ à monocultura superintensiva: para uma história das pessoas e da paisagem do Alentejo

A conferência “De uma ‘coutada para porcos monteses’ à monocultura superintensiva: para uma história das pessoas e da paisagem do Alentejo”, por Maria Antónia Pires de Almeida, realiza-se no próximo dia 19 de Maio, pelas 21h30, no auditório da EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, em Beja.

A conferência, de entrada livre, está integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, que resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

As anteriores conferências deste ciclo iniciaram-se com a discussão sobre a formação física da paisagem alentejana, prosseguindo depois com diferentes abordagens à estrutura fundiária, gestão da propriedade, práticas agrícolas e outros temas associados à exploração do território em época romana, medieval e moderna.

Pretende-se agora avançar para a contextualização do território alentejano durante os séculos XIX e XX, refere uma nota e imprensa da EDIA. Para tal e antes da discussão de temas específicos e de distintas perspectivas de análise, pretende-se efectuar uma conferência de contextualização geral deste período. Irá analisar-se a estrutura social da região e a sua evolução demográfica perante as distintas políticas implementadas ao longo da época contemporânea, assim como as alterações na paisagem e nos sistemas de produção.

A conferencista convidada, Maria Antónia Pires de Almeida, é investigadora integrada do CIES, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Professora auxiliar convidada do ISCTE-IUL. Doutorada em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE-IUL, com dissertação sobre a Reforma Agrária Portuguesa. Possui dois pós-doutoramentos em Ciência Política sob o tema do Poder Local.

A entrada é livre, condicionada à lotação do auditório. Poderá reservar o seu lugar através dos seguintes canais: museusembrano@cm-beja.pt ou 964 934 162 (neste caso, só de 2ª a 6ª, entre as 8h30-12h30 e 14h15-15h45).
A conferência terá transmissão em directo no canal Youtube da EDIA, aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.