Início / Featured / Conferência de Arranque da Agenda Nexus disponível online

Conferência de Arranque da Agenda Nexus disponível online

O auditório da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, recebeu a 24 de Janeiro, a Conferência de Arranque da Agenda Nexus, evento que contou com a presença do ministro das Infra-estruturas, João Galamba, e do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, em representação do ministro da Economia e do Mar.

A APS disponibiliza agora, no seu Youtube, cinco vídeos reportando a íntegra da conferência.

Relembre-se que o presidente do Porto de Sines, José Luís Cacho, na Conferência, salientou que se trata de “um projecto desafiante que juntou 35 organizações possibilitando sinergias e que, entre si, asseguram o know-how e a tecnologia com vista ao desenvolvimento desta Agenda de Inovação”.

Já o ministro das Infra-estruturas referiu que “a Agenda Nexus é um projecto fundamental para assegurar o futuro digital e descarbonizado dos portos e das cadeias de valor”, cadeias estas que “enfrentam agora dois desafios que devemos encarar como a melhor oportunidade para o desenvolvimento dos portos nacionais: a transição digital e a transição energética”.

Segundo João Galamba, “a Agenda Nexus, hoje aqui debatida, pretende dar uma resposta ao desafio da dupla transição (energética e digital) agregando as diferentes entidades representativas da cadeia de valor, da indústria nacional e da comunidade científica pelo que (…) servirá como mais um passo para a transformação que queremos ver nos portos nacionais. Ao conjugar a inovação no desenvolvimento de ferramentas digitais e novos equipamentos inteligentes e descarbonizados, pretende-se reforçar a competitividade dos portos portugueses numa Europa que ambiciona ser mais competitiva e independente das exportações”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Xylella fastidiosa em videiras de Castelo Branco e Fundão. DGAV dá 10 dias para destruição imediata das plantas

Partilhar              A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que foi confirmada a presença da …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.