Início / Agricultura / Confagri. Vídeos “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”. Saiba o que fazem na digitalização da agricultura

Confagri. Vídeos “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”. Saiba o que fazem na digitalização da agricultura

A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas lançou o projecto “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”, no qual demonstra, através de cinco vídeos, “a extrema importância das cooperativas na adopção de boas práticas nas áreas da energia, smartfarming, agricultura de precisão, uso eficiente e sustentável de recursos, aproveitamento de biomassa, redução de contaminação por produtos fitofarmacêuticos, soluções de adaptação a fenómenos meteorológicos extremos, promoção e organização da produção e incentivo ao consumo de produtos locais”.

O quinto e último episódio tem como tema “As Cooperativas e a Digitalização da Agricultura”, sendo dado destaque aos projectos Life Gaia Sense e o DigiFarm2All, bem como aos parceiros SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, à Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, à Adega Cooperativa de Cantanhede e à Agros.

Segundo a Confagri, “revolucionar a indústria agrícola passa, efectivamente, pelo uso de tecnologias de ponta que permitam ao mesmo tempo valorizar os recursos naturais e alcançar um produto final de qualidade com um nível reduzido de fitofarmacêuticos e fertilizantes”.

Como tal, a Confederação “tem tido um papel fundamental, juntamente com as suas cooperativas associadas, no processo de disseminação dos benefícios da digitalização da agricultura, das soluções de smartfarming e agricultura de precisão, bem como no apoio técnico prestado”.

Life Gaia Sense

O principal objectivo do projecto Life Gaia Sense é demonstrar o Gaia Sense, uma solução inovadora de Smart Farming que visa reduzir o consumo de recursos naturais, como forma de proteger o meio ambiente e apoiar os modelos de Economia Circular.

Este projecto inclui 18 demonstradores na Grécia, Espanha e Portugal, em 9 culturas distintas (olival, pêssegos, algodão, pistachio, batata, tomate, tomate para a industria, amêndoas e kiwi) em diferentes solos e condições microclimáticas. Estes, utilizarão um método inovador, baseado em tecnologia de ponta, que poderá ser replicado e será acessível aos agricultores, seja individualmente, seja através das suas Cooperativas Agrícolas.

Além disso, o Life Gaia Sense visa promover práticas de eficiência na utilização de recursos nas empresas do sector agrícola e, eventualmente, contribuir para a implementação de um roteiro para uma Europa mais eficiente em termos de utilização de recursos.

Este projecto irá demonstrar um método para o o agricultor poder decidir usar ou evitar consumos (irrigação, fertilizantes, pesticidas, etc.) de uma forma mais eficiente, sem arriscar a produção anual. O foco é a redução do consumo de recursos e os resultados serão qualitativos e quantitativos, considerando a eficiência dos recursos no sector agrícola.

DigiFarm2All

A plataforma DigiFarm2all — Sustentabilidade e Democratização da Agricultura 4.0, projecto, liderado pela Associação SFCOLAB, reúne um total de 20 parceiros, representando cooperativas e empresas do sector agrícola das fileiras da vinha, olival, pequenos frutos, kiwi, abacate e stakeholders da laranja, confederação de agricultores, pólo de inovação, laboratórios colaborativos (CoLABs), centro de competências e uma empresa tecnológica. As competências do consórcio permitem enfrentar o desafio da democratização da Agricultura 4.0 (Ag4.0), maior acesso a tecnologias digitais e utilização das mesmas em prol de uma agricultura sustentável.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Carmona Rodrigues lidera Grupo de Trabalho para estratégia de gestão, armazenamento e distribuição eficiente da água

Partilhar              O Governo decidiu criar um Grupo de Trabalho para delinear a estratégia multissectorial, “Água que Une”, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.