Início / Agricultura / Confagri pede “revisão urgente” do ISP no gasóleo agrícola. Aumento de 10 cêntimos “é imoral”

Confagri pede “revisão urgente” do ISP no gasóleo agrícola. Aumento de 10 cêntimos “é imoral”

A direcção da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas considera “imoral novo aumento do gasóleo para a agricultura” registado hoje, 6 de Junho, e apela à neutralidade fiscal. O preço médio do gasóleo agrícola está hoje a nos 1,62 euros por litro.

Para o presidente da Confagri, Idalino Leão, “esta situação é inaceitável”, pelo que solicita “a revisão urgente dos valores da taxa de ISP aplicável ao gasóleo colorido e marcado”.

Com o preço do gasóleo colorido a subir mais 10 cêntimos, o combustível para a agricultura está hoje 65% mais caro, face à data homóloga de 2021, o que “afecta de forma insustentável a actividade de um sector estratégico e imprescindível, tanto do ponto de vista económico como social, e com um papel determinante no combate contra a crise alimentar que se avizinha”, refere um comunicado da Confederação.

E salienta que “este aumento vem, não só acentuar as dificuldades da maioria das actividades agrícolas, como colocará em risco a sua manutenção e sustentabilidade, para além de poder vir a determinar o sucesso ou o fracasso da nossa soberania alimentar”.

“Precisamos de condições para continuar a produzir e assegurar o aprovisionamento e a distribuição alimentar a todas as cadeias. Para que isso seja possível é urgente colocar um travão nestes aumentos. Temos vindo a assistir a aumentos consecutivos desde 2020”. A Confagri recorda que já em Junho de 2020 o preço do gasóleo colorido estava situado em torno dos 0,72 €/litro, enquanto actualmente está fixado em 1,62 €/litro.

No mesmo comunicado, a Confagri “reconhece o esforço do Ministério da Agricultura e da Alimentação em responder, quer à situação da seca, quer agora ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia”, mas “considera as medidas tomadas insuficientes exigindo medidas mais robustas e imediatas”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Ordem dos Médicos Veterinários defende criação do assistente social para combater abandono de animais

Partilhar              A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) assinala o Dia Internacional do Animal Abandonado que se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.