Confagri pede “atempada transferência dos fundos do Estado” para o IFAP

A direcção da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas manifesta “profunda preocupação pela circunstância das datas assumidas para o pagamento do apoio excepcional de crise não terem sido, mais uma vez, cumpridas”.

Por isso, apela “à gestão orçamental uma atempada transferência dos fundos do Estado para o Organismo Pagador [IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas], para que este possa cumprir com os compromissos assumidos com os agricultores nas datas previstas e não se voltem a repetir situações semelhantes”.

Relembre-se que a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, comprometeu-se, no passado dia 21 de Abril, que liquidaria antecipadamente uma determinada verba da Política Agrícola Comum (PAC), do Pedido Único, até 30 Maio.

Diz um comunicado da Confagri que, “no contexto de crise em que vivemos, com a subida permanente dos custos de produção, taxas de juro e falta de liquidez dos agricultores e suas cooperativas, o não cumprimento de prazos por parte da Administração é circunstância reprovável e inaceitável para um sector que, durante toda a pandemia, sempre cumpriu com as suas responsabilidades”.

Adianta o mesmo comunicado que a informação, hoje disponibilizada, de que “os apoios serão totalmente liquidados durante a próxima semana, cria novas expectativas que terão de ser forçosamente cumpridas”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.