Confagri integra consórcio ibérico Agrosocial de desenvolvimento rural sustentável

A Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, juntando-se a 10 outras entidades portuguesas e espanholas, esteve presente, no dia 22 de Outubro, na sessão de lançamento do projecto Agrosocial, decorrida na sede do Conselho Provincial de Córdova, entidade coordenadora do consórcio.

Esta nova iniciativa, financiada pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, tem como principais objectivos dar resposta a alguns dos desafios enfrentados pelas regiões rurais transfronteiriças ibéricas, tais como o despovoamento, o desemprego e a renovação geracional agrícola, refere um comunicado de imprensa da Confagri.

Para este efeito, “as cooperativas agroalimentares foram consideradas elementos-chave para atrair jovens e fixar população, e juntar-se-ão a órgãos de administração provinciais de algumas regiões de Espanha, Municípios e Associações de Municípios de Portugal e Instituições Tecnológicas, de forma a procurar soluções que minimizem os referidos desafios”, realça o mesmo comunicado.

Como tal, a Confagri integrará o projecto Agrosocial até 2026, em estreita cooperação com um total de 11 parceiros, cujo foco será “não só revitalizar as economias locais e promover a competitividade das cooperativas e pequenas e médias empresas, mas também criar novas empresas sociais, de forma a conseguir estabelecer um ecossistema inovador de empreendedorismo transfronteiriço no sector agroalimentar”.

O projecto irá recorrer, portanto, à criação de estratégias de transformação digital e à promoção de novas gerações de empreendedores no mundo rural, como forma de reter novos talentos nas regiões rurais ibéricas, ajudando a combater o tão crítico despovoamento das mesmas e a assegurar a necessária renovação geracional do sector agrícola e agroalimentar e, consequentemente, a sua sustentabilidade social e económica, adianta o mesmo comunicado.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.