Início / Agricultura / Confagri entrega propostas à ministra da Agricultura para minorar efeitos da seca

Confagri entrega propostas à ministra da Agricultura para minorar efeitos da seca

A Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas reuniu hoje, 25 de Fevereiro, com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, tendo sido analisadas várias áreas da política agrícola, nomeadamente a situação da seca, o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, o PDR – Plano de Desenvolvimento Rural e a situação negocial em que se encontra o PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.

Segundo a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, foi “efectuada uma detalhada análise da situação de seca em que o País se encontra, analisadas as consequências resultantes desta situação e equacionadas algumas medidas a desenvolver”.

Neste encontro, a Confagri apresentou à consideração da ministra da Agricultura, um conjunto de propostas, de várias medidas para minorar o efeito da seca, realçando que a “prioridade máxima deve ser o apoio à alimentação animal e o abastecimento de água para o abeberamento, pois outras medidas equacionadas e propostas não têm impacto imediato”.

A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas manifesta ainda a sua “disponibilidade para um diálogo construtivo com o Ministério da Agricultura, na procura das melhores soluções para minorar a actual situação de seca”.

Medidas de apoio ao sector agrícola e pecuário

Entre as medidas medidas de apoio ao sector agrícola e pecuário avançadas pela Confagri encontra-se o apoio nacional aos produtores pecuários de ruminantes, em regime extensivo e intensivo, e suínos, para compensar custos adicionais com alimentação por escassez de pastagem e/ou aumento dos custos dos alimentos compostos. Ajuda mensal, por CN, presente na base de dados – SNIRA, no mês anterior ao pagamento.

E também a ajuda à electricidade para compensar os custos de electricidade utilizada na actividade agrícola e pecuária, exercida directamente nas explorações agrícolas, pecuárias e aquícolas. O valor da ajuda deverá ser equivalente a 40% do valor do consumo facturado; além da isenção da Taxa de Recursos Hídricos para as actividades agrícolas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Associação Empresarial da Póvoa de Varzim celebra 131 anos de existência

Partilhar              A AEPVZ — Associação Empresarial da Póvoa de Varzim assinalou, este sábado, o seu 131º …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.