Início / Agenda / Confagri apresenta medidas de prevenção à sinistralidade com tractores agrícolas

Confagri apresenta medidas de prevenção à sinistralidade com tractores agrícolas

A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal realiza amanhã, dia 24 de Novembro uma sessão de esclarecimento com agricultores, em Trancoso, sobre medidas de prevenção da sinistralidade com tractores agrícolas.

O encontro terá lugar no Auditório do Pavilhão Multiusos de Trancoso (na Avenida 1º de Dezembro) e tem entrada livre. A Bola Nacional de Terras será também tema de debate.

Profissionais e técnicos do sector agrícola irão alertar para os riscos inerentes à condução de tractores e máquinas agrícolas e aconselhar quanto à forma de prevenir os acidentes de trabalho que resultam dessa actividade, a principal causa de morte no sector.

Em 2016, de acordo com dados da Guarda Nacional Republicana (GNR), faleceram 68 pessoas vítimas de acidentes envolvendo tractores agrícolas. Considerando estes valores de sinistralidade associados à utilização de máquinas e equipamentos de trabalho agrícola, a Confagri, enquanto “entidade defensora de uma agricultura moderna, sustentável e em que as condições de trabalho devem estar associadas a boas práticas de segurança”, decidiu realizar um conjunto de sessões de esclarecimento, próximas dos agricultores, tendo em vista “alertar para os perigos inerentes ao manuseio e condução destes veículos e, deste modo, conduzir a que esta taxa de sinistralidade com tractores que, pelas vidas que se perdem, é absolutamente inaceitável”.

Urgente sensibilizar

Segundo o secretário-geral da Confagri, Francisco Silva, “é urgente sensibilizar e contribuir para a formação dos agricultores, promovendo as boas práticas no exercício da profissão, para melhorar a segurança na utilização das máquinas e veículos, especialmente nas regiões onde as condições do terreno tornam maior a exposição ao risco e, por via disso, a incidência da sinistralidade é mais elevada”.

Com entrada livre, esta sessão tem início às 10h15 com a intervenção de Pedro Julião, da ACT- Autoridade para as
Condições do Trabalho, que irá falar sobre a prevenção de acidentes na operação com tractores e máquinas agrícolas, bem como sobre as obrigações legais em matéria de segurança e saúde no trabalho.

Às 11h30, intervirá Augusto Ferreira, da Confagri, que vai alertar para a importância e para a obrigatoriedade da formação para a condução de tractores. Às 11h50 haverá, ainda, lugar para a discussão do tema da Bolsa Nacional de Terras como impulsionador da redução do abandono das terras, por Norberto Correia, da DGADR – Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A Confagri tem como finalidade essencial contribuir para o crescimento e desenvolvimento equilibrado e eficaz do sector cooperativo e, em especial, da agricultura e da floresta portuguesas, com ampla representatividade a nível nacional e em permanente cooperação com as organizações agrícolas agrupadas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.