Início / Agenda / Concurso Vinhos de Portugal. Especialistas dos Estados Unidos, Brasil, Rússia, Polónia e Dinamarca no júri. Inscrições com desconto até 9 de Abril

Concurso Vinhos de Portugal. Especialistas dos Estados Unidos, Brasil, Rússia, Polónia e Dinamarca no júri. Inscrições com desconto até 9 de Abril

A edição de 2021 do Concurso Vinhos de Portugal, uma iniciativa da ViniPortugal, vai contar uma vez mais com um leque de especialistas nacionais e internacionais de renome para avaliar a qualidade dos vinhos a concurso. Entre os nomes internacionais confirmados para o Grande Júri do certame está o Master Sommelier norte-americano James Tidwell, que marca presença pela primeira vez no Concurso, que acontece de 17 a 21 de Maio.

Nesta edição, especialistas dos Estados Unidos, Brasil, Rússia, Polónia e Dinamarca integram júri do Concurso Vinhos de Portugal 2021.

James Tidwell, co-fundador da conferência líder em educação no setor dos vinhos, Texsom, e produtor de uma das maiores competições nos Estados Unidos da América, Texsom International Wine Awards, é um dos principais nomes do panorama internacional do vinho, nomeado para o prémio “Person of the Year” pelos “Wine Enthusiast Magazine’s 2019 Wine Star Awards”. O Master Sommelier norte-americano será uma das cinco personalidades do Grande Júri, que irá escolher os melhores entre os melhores vinhos a concurso.

Inscrições até 9 de Abril

Relembre-se que o prazo limite para a primeira fase de inscrições foi alargado até 9 de Abril. Durante este período, os produtores beneficiarão de um desconto de cinco euros por cada referência inscrita, uma vantagem exclusiva que não poderá ser aplicada nas duas fases seguintes de inscrição. O registo pode ser feito no site do evento, aqui, até 30 de Abril.

À semelhança das edições anteriores, o Júri Regular do Concurso Vinhos de Portugal, que terá a responsabilidade de avaliar os vinhos na 1.ª fase do Concurso, contará com especialistas nacionais e internacionais. Vão integrar este painel de avaliação convidados internacionais provenientes do Brasil (Maurício Roloff, director de ensino da Associação Brasileira de Sommeliers – Secção RS e Eduardo Milan, editor de Vinhos da revista ADEGA e do “Guia ADEGA Vinhos do Brasil”), da Rússia (Olga Vyshegorodtseva, a primeira e única formadora em Vinho do Porto certificada e embaixadora do Vinho do Porto na Rússia), da Polónia (Wojciech Bońkowski, editor-in-chief do maior meio de comunicação polaco sobre vinho) e Dinamarca (Bjarne Mouridsen, jornalista e autor sobre vinhos dinamarquês, especializado em Vinho Português e em Vinho do Porto), entre outros a anunciar em breve.

Para além da avaliação da qualidade dos vinhos portugueses, de Norte a Sul do País, a cargo de um painel de jurados nacionais e internacionais de renome, o Concurso Vinhos de Portugal constitui uma iniciativa com carácter promocional junto de especialistas, sommeliers e influenciadores de mercados externos estratégicos para a marca “Wines of Portugal” que, ao longo de uma semana, têm oportunidade para conhecer melhor a realidade da fileira do vinho nacional.

Em Santarém e Setúbal

A primeira fase do Concurso decorrerá de 17 a 19 de Maio, no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, na qual os vinhos inscritos serão avaliados por um júri, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais jornalistas, sommeliers, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.

Setúbal é o distrito anfitrião da fase final. O Grande Júri, composto por especialistas nacionais e internacionais de reconhecido mérito do sector, vai reunir nos dias 20 e 21 de Maio para a selecção dos Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os grandes vencedores serão conhecidos na Cerimónia de Entrega de Prémios, no dia 21 de Maio.

Em 2019, foram a concurso 1.382 vinhos que arrecadaram 423 medalhas, das quais 29 na categoria Grande Ouro, 98 Ouros e 296 Pratas.

O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o Mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Mar 2030 tem 140 mil euros para apoio ao projecto âncora “Do Mar Ao Prato” no Barlavento do Algarve

Partilhar              O Programa Operacional Mar 2030 tem disponíveis 140 mil euros para apoio ao Projecto Âncora …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.