Início / Agenda / Concurso Nacional de Jovens Agricultores tem candidaturas abertas até 1 de Junho

Concurso Nacional de Jovens Agricultores tem candidaturas abertas até 1 de Junho

É Jovem Agricultor e tem um projecto inovador?. Pois saiba que as candidaturas ao Concurso Nacional de Jovens Agricultores, organizado pela CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tem candidaturas abertas até 1 de Junho.

A entrega do prémio ao melhor jovem agricultor de 2022 será realizada na Feira Nacional de Agricultura, que se realiza de 4 a 12 de Junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, dedicada ao tema a “Inovação e Tecnologia”.

O vencedor do Concurso tem a oportunidade de representar Portugal no Congresso Europeu de Jovens Agricultores, organizado no Parlamento Europeu, em Bruxelas, onde Portugal já venceu em três ocasiões, mostrando o dinamismo, inovação e qualidade da agricultura portuguesa.

O Ministério da Agricultura, reconhecendo o trabalho desenvolvido pela CAP, decidiu apoiar institucionalmente o evento, o que demonstra o interesse pela temática da renovação geracional do sector. A CAP conta também com o apoio da Bayer, da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e da Consulai, que constituem o júri do Concurso.

O papel dos Jovens agricultores “é fundamental para evitar o abandono e desenvolver as zonas rurais. No entanto, de acordo com as estatísticas europeias, os jovens agricultores representam apenas 10% dos agricultores na Europa, no caso específico de Portugal, eles representam apenas 3% do total dos agricultores”, salienta a CAP.

Inscrições

As inscrições de candidatos ao Concurso Nacional de Jovens Agricultores podem ser feitas até 1 de Junho, aqui. Cada candidato só pode apresentar uma candidatura, que será entregue exclusivamente em formato digital, através do envio do formulário de inscrição, devidamente preenchido. A submissão da candidatura está isenta de custos.

Os critérios de atribuição dos Prémios do Concurso Nacional de Jovens Agricultores são os seguintes:

• Associativismo e Escoamento da Produção
Serão valorizados os produtores que integrem associações de agricultores e que integrem estruturas de comercialização sólidas

• Emprego
Serão valorizados os projectos que criem mais emprego e emprego mais qualificado

• Tecnologia
Serão valorizados os projectos que envolvam a utilização de tecnologias de agricultura de precisão e que promovam o uso eficiente da água e da energia

• Práticas Agrícolas Sustentáveis e Inovação
Serão valorizados os projectos de envolvam medidas de sustentabilidade, de promoção da biodiversidade e participem em projectos de inovação.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.