Início / Agricultura / Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja: saiba quais são os biológicos distinguidos

Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja: saiba quais são os biológicos distinguidos

Os membros do Júri do 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja reuriram-se em Beja nos dias 7,8 e 9 de Maio. Constituído por peritos oriundos de vários países, o júri internacional avaliou 141 amostras provenientes de 11 países produtores. O painel de provadores foi presidido por José Gouveia, professor catedrático especialista em azeites.

Celso Madeira

Os azeites biológicos estiveram em destaque, mas apenas um ganhou o primeiro prémio, o azeite da Monini, S.P.A. (Monovarietal Coratina Bio), foi o vendedor da medalha de Ouro, na categoria Frutado Verde Intenso.

Casa Agrícola Reboredo Madeira

Quanto aos azeites portugueses, o único português distinguido, com uma menção honrosa, na Categoria Frutado Verde Ligeiro, é do produtor Celso Hernâni Gastalho Madeira presidente da CARM – Casa Agrícola Reboredo Madeira, de Almendra.

A CARM é uma empresa estritamente familiar, tendo a família que lhe deu origem a sua actividade documentada desde meados do séc. XVII. A actividade agrícola esteve desde sempre centrada, na região em que o Rio Douro inicia o seu trajecto exclusivamente no território Português, onde também tem início a mais antiga região demarcada do mundo – a Região Demarcada do Douro e do Vinho do Porto.

O objectivo sempre foi o de produzir azeites e vinhos de alta qualidade, unicamente a partir de azeitonas e uvas das suas quintas, cerca de 60 ha de amendoal, 220 ha de olival e 200 ha de vinha situadas em redor da aldeia de Almendra, na mais nobre zona do Douro Superior, englobada na Reserva Arqueológica do Vale do Côa.

Concurso Internacional de Azeites

A 10ª edição do Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra contou este ano com uma nova categoria criada para os países do Hemisfério Sul, na qual os prémios e as menções honrosas dividiram-se entre o Brasil (que ganhou o ouro e o bronze) e a Argentina.

O 10º Concurso de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja teve a organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul e da Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal com o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.

Lista de Premiados Bio:

Pode ver a lista de todos os premiados aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.