Início / Agricultura / Concurso de Queijos de Portugal aceita inscrições até 6 de Outubro

Concurso de Queijos de Portugal aceita inscrições até 6 de Outubro

As inscrições para a 7ª Edição do Concurso Queijos de Portugal ainda estão abertas devendo ser enviadas para a ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, até às 18 horas de 6 de Outubro de 2015. O concurso de queijo decorrerá nos dias 15 e 16 de Outubro, nas instalações da Controlvet/Fullsense, em Tondela.

O Concurso Queijos de Portugal é já uma referência nacional, premiando ano após ano o que se faz de melhor, tendo vindo a crescer sustentadamente desde a sua 1ª Edição. Este ano, o concurso prevê uma nova categoria: Queijos para Barrar.

O regulamento diz que o concurso está aberto a todos os fabricantes de queijo em Portugal. Mas há excepções. Estão expressamente excluídos os queijos Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) e as marcas de distribuidor (MDD).

Por outro lado, é necessário que os concorrentes apresentem pelo menos três queijos diferentes por categoria para que a mesma seja aberta a concurso. Caso não haja número suficiente de queijos por categoria, que permita a abertura do respectivo concurso, reserva-se a organização o direito de criar uma única categoria, onde serão incluídos todos os queijos da categoria em questão.

Os queijos apresentados a concurso terão de ser de elaboração própria da empresa participante e cada fabricante poderá concorrer em quantas categorias deseje, no máximo com duas referências por categoria.

Envio de queijos até 14 de Outubro

As amostras de queijo a apresentar a concurso devem constituir-se por queijos inteiros. Devem apresentar-se sem qualquer rótulo ou marca comercial, de forma a que a organização possa garantir o anonimato das amostras.

Para cada amostra devem ser enviadas, no mínimo, 2 peças inteiras de queijo, num total de 2 kg. Caso o formato de apresentação comercial do queijo não perfaça o peso indicado, deverão apresentar-se um número de peças que perfaçam 2 kg. Quando o tamanho do queijo exceda, numa peça só, os 3 kg de peso, será suficiente enviar um só queijo inteiro. As peças apresentadas devem ser do mesmo lote.

As amostras de queijo a concurso deverão ser entregues nas instalações do Controlvet/Fullsense – Zona Industrial de Tondela, ZIM 2, Lote 6 – Tondela, ao cuidado de Marta Vacas de Carvalho nos dias 13 e 14 de Outubro de 2015, entre as 9 e as 18 horas. As amostras devem ser enviadas livres de quaisquer encargos.

As amostras apresentadas para além das 18 horas do dia 14 de Outubro de 2015 perderão direito a participar no concurso, não sendo recebidas pela organização.

Com este evento, a ANIL propõe-se “manter a constância e determinação na persecução do seu compromisso inicial de promover e estimular o desenvolvimento da indústria e melhorar o conhecimento e posicionamento do produto junto do consumidor”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.