Início / Agenda / Concurso da empreitada do Circuito Hidráulico de Reguengos arranca na primeira quinzena de Janeiro

Concurso da empreitada do Circuito Hidráulico de Reguengos arranca na primeira quinzena de Janeiro

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou hoje, 10 de Dezembro, em Évora, que o lançamento do procedimento concursal da empreitada do Circuito Hidráulico de Reguengos, relativo à 1ª fase, arrancará na primeira quinzena de Janeiro. A novidade foi dada durante a apresentação das conclusões do estudo “Regadio 20|30 – Levantamento do Potencial de Desenvolvimento do Regadio de Iniciativa Pública no Horizonte de uma Década”.

O projecto do Circuito Hidráulico de Reguengos tem um investimento previsto de 67 milhões de euros, está integrado no Programa Nacional de Regadios (PNRegadios), com financiamento BEI/CEB, e vai ser dividido em 2 fases. Esta primeira fase conta com uma dotação de 30 milhões de euros.

Mais 127 M€ para o Alentejo

A ministra da Agricultura anunciou ainda a abertura do 3º Anúncio do Programa Nacional de Regadios para a região do Alentejo, com uma dotação de 127 milhões de euros, com o objectivo de dar seguimento aos projectos assumidos para a região do Alqueva. Este anúncio, que será lançado no dia 10 de Janeiro de 2022, e fecha o primeiro ciclo do Programa Nacional de Regadios.

Já este mês, no dia 20, serão lançados dois Avisos para a “Melhoria da Eficiência dos Regadios Existentes”, no âmbito do PDR 2020, os quais terão uma dotação global de 70 milhões de euros.

Na sua intervenção, Maria do Céu Antunes lembrou que “estamos todos convocados a dar resposta aos desafios da actualidade e da transição climática e o regadio pode contribuir de forma determinante para uma agricultura ainda mais sustentável, ainda mais competitiva e ainda mais inovadora. Foi, aliás, por este motivo que, durante a Presidência Portuguesa, e no âmbito das negociações da Política Agrícola Comum, tudo fizemos para que o regadio eficiente e sustentável continuasse a ter uma taxa máxima de apoio de 100%. E conseguimos. Além disso, o Plano Estratégico da PAC nacional vai promover o regadio sustentável, em complementaridade com o financiamento BEI”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

ASAE doa 400 quilos de carne apreendidos em entreposto frigorífico ao Jardim Zoológico da Maia 

Partilhar              A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica acaba de doar ao Jardim Zoológico …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.