Início / Featured / Comunidade Portuária de Lisboa congratula medidas anunciadas por Ana Paula Vitorino para os portos portugueses

Comunidade Portuária de Lisboa congratula medidas anunciadas por Ana Paula Vitorino para os portos portugueses

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresentou recentemente, no porto de Sines, à comunicação social, a toda a comunidade portuária e demais entidades ligadas ao sector marítimo-portuário, a Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária – Horizonte 2016-2026, que irá ser, “não duvidamos, um motor fundamental para o desenvolvimento dos portos nacionais. O documento constitui, não apenas uma estratégia, mas um verdadeiro desígnio nacional para o sector. Incorpora visão e tem condições para congregar na sua concretização o empenho e as vontades de todos”, diz uma nota de imprensa da Comunidade Portuária de Lisboa.

Também recentemente, foram assinados os protocolos relativos à Factura Única Portuária, que veio permitir que a mesma passasse a funcionar em todos os portos nacionais desde o passado dia 1 de Janeiro. A FUP significa uma “mudança importante em termos de simplificação, rapidez, poupança de custos, eliminação de papel e mais um passo que é dado na direcção da tão desejada transparência da factura portuária. Mas o mais importante é a transversalidade alcançada entre várias entidades públicas e privadas que traduz algo de novo na vida institucional portuguesa”, acrescenta a mesma nota.

Capacidade de execução

Tanto a apresentação da estratégia para o sector dos portos como a assinatura dos protocolos da FUP, estavam prometidos pela ministra do Mar ser concretizados até final do ano, o que aconteceu. “Diz bem da sua capacidade e empenho, bem como de todos os intervenientes, o que registamos com muita satisfação”, refere a Comunidade Portuária de Lisboa.

Esta capacidade de execução dos projectos por parte de Ana Paula Vitorino, faz a Comunidade “acreditar que estamos no bom caminho e em boas mãos, manifestando, desta forma, a Comunidade Portuária de Lisboa, a sua grande satisfação pelo anúncio da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária e pela entrada em funcionamento da Factura Única Portuária. A CPL está disponível para apoiar todos os projectos que vão no sentido de uma maior transparência e do aumento da competitividade e eficiência dos portos nacionais”, acrescenta o comunicado.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.