Início / Agricultura / Como plantar couves para o Natal: dicas úteis

Como plantar couves para o Natal: dicas úteis

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Sim, leu bem. Ainda falta muito para o Natal mas começa a ficar na altura de plantar couves para se deliciar no Natal. Por isso, se quer conhecer todas as dicas para aprender a plantar couves do jeito certo continue a ler este artigo.

como plantar couves na horta

As couves: presença assídua na mesa de Natal

Há quem a conheça por couve-tronchuda, couve-portuguesa, couve-penca de Chaves, de Mirandela e da Póvoa, independentemente disso, ninguém discorda que esta é uma das “estrelas” da consoada de Natal.

As couves que pertencem à família das brássicas, possuem folhas largas com bastantes nervuras, talos carnudos e são bastante ricas em termos nutricionais (ferro, cálcio, magnésio, potássio, etc).

As couves são muito produzidas no Norte de Portugal e fazem parte de vários pratos da nossa gastronomia, sendo bastante consumidas de Norte a Sul do país.

quando plantar couves

Como e quando cultivar couves

Sementeira

Para cultivar couves, pode optar por semeá-las em pequenos alfobres ou comprá-las já com cerca de “1 palmo de altura” para transplantá-las para o local definitivo.

Se optar por semear, saiba que deve proceder à sementeira nos períodos de Julho a meados de Agosto para conseguir transplantá-las e estarem prontas a serem consumidas por altura do Natal.

Escusado será dizer que para uma boa sementeira deve garantir uma boa preparação do terreno, remover todas as infestantes existentes e fazer uma adubação para conferir à cultura os nutrientes que precisa.

A utilização de matéria orgânica/estrume deve ser feita quando esta tiver decomposta, misturando-a com a terra, homogeneizando-a.

Depois de distribuir as sementes pela terra, cubra-as com uma camada fina de terra e regue.

como plantar couves

Plantar couves: como fazer

Este é um dos métodos de cultivos mais utilizados uma vez que, grande parte das pessoas acaba por comprar as plântulas num horto ou viveiro, transplantando-as para local definitivo (horta, por exemplo) posteriormente.

Quando plantar?

Se semeou ou vai semear as suas couves agora, saiba que pode transplantá-las cerca de cinco a seis semanas após, ou seja, em meados de Setembro.

Principais cuidados para plantar couves

Solo

As couves, na generalidade, adaptam-se a todos os tipos de solo. No entanto, têm preferência por solos bem drenados, leves e argilo-calcários. Reforço mais uma vez a importância da incorporação de matéria orgânica no solo antes de plantar couves. Se costuma fazer rotação de culturas, aconselho a plantar couves num local onde anteriormente tenha sido cultivada batata. Dessa forma, aproveitará os nutrientes “deixados” no solo pela mesma.

Lembrete: nunca cultivar no mesmo local sucessivamente culturas da mesma família.

ideias para plantar couves

Exposição solar

As couves adaptam-se muito bem a locais com uma boa exposição solar. Por essa razão, escolha um terreno onde incida o sol para melhores resultados. Opte por plantar pela fresca, se possível pela manha ou ao final do dia.

Abertura dos regos

Proceda a abertura de “regos” na terra, minimamente alinhados. Para que consiga este feito, use um fio ou cordel para auxiliar nesta tarefa. Depois dos regos abertos, coloque a matéria orgânica e por fim, as couves.

Espaçamente entre plantas

Convém que as plântulas não fiquem muito próximas umas das outras. Aconselho a que deixe a distância de pelo menos um palmo e meio entre plantas, ou por outras palavras 0,45 a 0,50m. Os regos devem estar distanciados uns dos outros pelo menos meio metro.

O rego aberto deve ter uma profundidade suficiente de forma a que consiga enterrar a plântula até às primeiras folhas, deixando-a sempre na vertical. Depois de plantar as couves, regue.

Por optar por regar por sulcos ou aspersão consoante o método de rega que tiver disponível.

Reforço que a rega sobretudo nesta fase inicial é fundamental para a boa instalação da cultura. É também fundamental na fase em que as folhas se começam a sobrepor, tendo cuidado para não regar demais pois pode provocar o apodrecimento da raiz.

como plantar couves em vaso

Fertilização

Como é uma cultura rústica, não é muito exigente em fertilizantes quando comparada com outras brássicas. Se quiser dar um “boost” de nutrientes, pode fazer uma fertilização de cobertura aplicando azoto, por exemplo. O ideal é que fertilize cerca de um mês depois da plantação para que cresçam a tempo de serem comidas no Natal.

Controlo de infestantes

Principalmente num fase inicial da cultura, é importante que faça uma sacha manual regular para controlar o aparecimento de infestantes. Pode aproveitar esta prática para incorporar mais matéria orgânica se necessário.

Deve também prestar atenção aos caracóis que adoram este tipo de culturas. Se eles aparecerem na sua horta e especialmente ao redor das suas couves, coloque cinzas ao redor das suas plantas.

como plantar couves lombarda

Quando colher as couves?

O ponto ideal para que as couves sejam colhidas é quando as suas folhas mais interiores começam a ficar sobrepostas, assemelhando-se a um “semi- repolho”.

Quando chegarem a este ponto, utilize uma faca por exemplo, e vá cortando consoante as suas necessidades, junto à base da couve.

como plantar couves portuguesas

Bons cultivos 🙂

Agricultura e Mar Actual

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Verifique também

Estudo. Olivais modernos aumentam a fixação da população rural

Partilhar            São muitos os defensores de que o olival moderno elimina mão-de-obra, ao substituir pessoas por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.