Início / Agricultura / Como plantar cebola: dicas essenciais para iniciantes

Como plantar cebola: dicas essenciais para iniciantes

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Começo este artigo partindo do pressuposto de que não sabe/percebe mesmo nada de como plantar cebola de forma eficaz. Pode também já saber como se faz, mas gosta sempre de ler artigos sobre a matéria… e por isso, seja bem-vindo ao meu blog! 🙂

Pode executar esta tarefa de duas formas distintas:

  • pode comprar cebolas para plantar;
  • pode semear e plantar posteriormente num outro local as mudas de cebola (recomendado);

Quer saber por onde começar? Então continue a ler este artigo pois certamente lhe vai interessar.

como plantar cebola

  • Como plantar cebola: comece por comprar as sementes

Pode comprar as sementes de cebola praticamente em qualquer supermercado perto da zona onde vive.

A boa notícia é que as sementes de cebola, mesmo biológicas, são extremamente baratas e por isso não se vai arrepender. Certamente já tem um pequeno terreno agrícola/horta onde planeou semear esta cultura. Mas antes de semear, garanta que fez uma boa preparação do solo e eliminou qualquer vestígio de plantas infestantes.

Elimine qualquer objecto/ resíduo que esteja a mais no seu terreno como por exemplo paus, pedras, restos de raízes de árvores e culturas.

Depois de ter assegurado as premissas anteriores,  espalhe as sementes que comprou no solo completamente limpo e mobilizado. Posteriormente com o auxilio de um ancinho, cubra as sementes com terra deixando pelo menos 1 cm de terra por cima das sementes.  Após esta operação regue o seu terreno semeado e numa fase inicia repita o processo de 4 a 5 vezes por semana para garantir que as plantas cresçam e se desenvolvam correctamente.

como plantar cebola

Um facto que deve ter em atenção é que os pássaros, que adoram terrenos semeados, podem atacar as suas sementes e destruir-lhe a sua produção. Assim, use o velho truque do espantalho que continua a mostrar bastante eficácia. Fazer uma pequena cobertura pode ser também uma boa solução.

5 a 8 semanas após a sementeira, chegou a hora de transplantar as suas pequenas cebolinhas para um local definitivo, uma vez que elas vão nascer e crescer todas em cima umas das outras o que não é benéfico.

Quando tiver tempo suficiente disponível para transplantar as suas cebolas,  arranque uma a uma e junte-as todas num pequeno recipiente ou embalagem sem as danificar. Após essa etapa, transplante-as o mais brevemente possível  para que não fiquem durante a noite fora da terra.

Por experiência própria, considero 10/15 cm um bom crescimento para que sejam transplantadas para outro terreno. Consoante os seus gostos, e caso as queira maiores, deve esperar que elas cresçam mais.

como plantar cebola

Como plantar cebola: a fase do transplante

Quando se pensa em como plantar cebola é impossível não associarmos imediatamente a uma das fases mais importantes : o transplante das pequenas cebolas.  Esta fase é muito importante uma vez que como as cebolas começam a desenvolver-se é fundamental que lhes proporcionemos mais espaço para que estas fiquem maiores e se desenvolvam de forma adequada.

Antes de proceder para a próxima fase, poderá ser uma decisão inteligente adubar o terreno antes de proceder ao transplante.  Conheça alguns exemplos de fertilizantes naturais abaixo:

Veja como devem ficar as suas cebolas no local definitivo na imagem abaixo.

como plantar cebola de cabeça
Fonte da imagem: Blog Como Plantar

As cinzas de madeira são um excelente adubo para fomentar o crescimento das suas cebolas. Saiba como utilizá-las aqui.

como plantar cebola

Agora que as suas cebolas já estão no local definitivo é muito importante que regue frequentemente e vá eliminando as infestantes assim que vão aparecendo.

Caso o tempo esteja quente, poderá ser necessário regar 1 vez por dia. No entanto, se as temperaturas estiverem amenas, basta regar de 3 em 3 dias.

É importante que consiga um meio-termo em termos de humidade: regos não encharcados mas também não secos.

A cor da rama das suas cebolas poderá ser um bom indicar da saúde das mesmas. Caso esta esteja verdinha a cultura está ok, mas se estiver amarela poderá ser um sinal de falta de água ou alguma carência nutricional.

A colheita da cebola: quando está na ponto para colher?

Observar a rama pode ser mais uma vez, um excelente indicador de quando a cebola deve ser colhida.

Quando  a rama da cebola estiver  muito grande significa que a sua raiz também o está. Para ter a certeza, arranque 1 ou 2 cebolas para ver se já estão prontas a serem desenvolvidas.

Depois de avaliar este parâmetro, colha todas as suas cebolas e deixe-as a secar ao sol por alguns dias. Esta fase é importante para secar a rama, e caso queira, fazer “entrançados” de cebolas/ ou “cabos”. Este procedimento é opcional mas garante que a organização destas seja mais fácil e que não andem espalhadas pelos seus arrumos.

Se não tem jeito para fazer estes cabos, pode simplesmente juntar as cebolas em molhos unindo pelas ramas e amarrar as pontas.

Cebolas, Produtos Hortícolas, Alimentos, Saudável

E então, já aprendeu a como plantar cebola de forma simples? Espero que sim e que aplique estas dicas na sua horta 🙂

Agricultura e Mar Actual

 
4
Shares
     4 
   
 

Verifique também

António Ventura: “consumo de alimentos seguros e saudáveis é prioridade do Governo dos Açores”

Partilhar         4    4SharesO secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, frisou hoje, 18 de Julho, na …

8 comentários

  1. Andréa Oliveira da Silva

    Quero montar uma horta orgânica caseira. Pd me enviar dicas? Obrigada

  2. Plantei o meu cebolo há 1 mês e meio , a fama está a tombar que fazer ?

  3. Gostaria de plantar cebola biológica

  4. Gostei da dica espero ter bastante sucesso. Creio eu trazer bons resultados

  5. Discordo em grande parte do artigo Teorias que eu não vejo serem práticas.
    Começa por dizer que sementes de cebola são baratas. De facto são das mais caras que se compram.. Colocar um centímetro de terra em cima das sementes e simplesmente erróneo. Deven ser cobertas levemente e de preferência com composto de germinação.
    A terra onde forem lançadas as sementes tem de ser leve de preferência com bastante matéria orgânica. Podemos ter bons resultados semeando no caixote de madeira num lugar soalheiro. No verão deve ser protegido com meia sombra. As Cebolas ao germinar em são muito sensíveis e devem ser regadas de maneira leve usando um chuveiro. As semanas que falou para o cebolo estar pronto e pouco A menos que use adubos sintéticos que façam crescer rapidamente. De modo natural demoram uns 4 meses ate estarem boas para transplantar.. No transplante existe alguns cuidados a ter em conta. Mas nem vou falar disso.

    • Obrigado pelas dicas.
      Eu comprei cebolo e plantei na minha horta. Agora, passado um mês, elas têm a rama muito bonita mas estão a lançar um pequeno grelo no meio da planta.
      O que pensa que devo fazer?
      Muito Obrigado
      Nuno Santos

  6. Obrigado pelas dicas.
    Eu comprei cebolo e plantei na minha horta. Agora, passado um mês, elas têm a rama muito bonita mas estão a lançar um pequeno grelo no meio da planta.
    O que pensa que devo fazer?
    Muito Obrigado
    Nuno Santos

  7. Jamal Cassiano Botomane

    Obrigado pela dica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.