Início / Agricultura / Como cuidar dos tomateiros: tudo o que deve saber

Como cuidar dos tomateiros: tudo o que deve saber

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Adoro tomates de todos os tamanhos e feitios! Desde os tomates-cereja ao tomate coração de boi, não faltam nas minhas saladas. Agora que chegamos à época deles, venho falar-vos neste artigo sobre como cuidar dos tomateiros eficazmente bem como vou partilhar consigo as principais dicas de cultivo 🙂 Por isso, caso este tema interesse pode ser uma boa ideia ler este artigo!

como cuidar dos tomateiros

Saiba mais sobre a planta

A cultura do tomate teve origem no continente americano há muitos anos atrás e desde cedo cativou muitos fãs um pouco por todo mundo. O seu nome científico é Solanum lycopersicum L. e pertence à família das Solanáceas tais como outras culturas como o pimento, a beringela e a batata.

A sua raiz pode atingir até 1 metro de profundidade e o seu caule é flexível e piloso. Possuem flores pequenas de coloração amarela que darão origem ao cachos de frutos (neste caso, os tomates). A estado em que os tomates são colhidos depende muito da preferência do consumidor- podendo ser colhidos verdes ou maduros. Durante o processo de maturação do fruto, o tomate vai mudando de cor oscilando entre tonalidades verdes, amarelas, laranjas e vermelhas. A coloração vermelha dos tomates é devida a um pigmento denominado licopeno que para além da cor, confere ao tomate características antioxidantes.

Existem muitas variedades de tomate disponíveis para cultivo. Alguns exemplos: coração de boi, tomate chucha, tomate cereja, tomate redondo, etc.

Pode cultivar tomate por sementeira ou através de transplante (através das mudas/plântulas). Caso opte por comprar as plântulas em viveiro é importante que se certifique que as raízes sejam brancas e que as plantas que vai adquire não tenham flor. As folhas devem ser muito verdes, jovens e saudáveis (se as folhas estiverem amareladas pode ser um indicador de que a sua sanidade está comprometida).

No caso de transplante, pode transferir as plântulas para o local definitivo quando estas atingirem cerca de 15 cm de altura e 4 folhas verdadeiras.

como cuidar dos tomateiros

Como cultivar tomateiros: principais dicas

Os tomateiros são plantas que se adaptam bem a solos profundos com textura areno-argilosa ou franca. Gostam de solos ricos em matéria orgânica e com uma boa capacidade de drenagem. Quanto ao pH, preferem solos ligeiramente ácidos- com pH entre 5,5 e 7. Precisam de temperaturas relativamente elevadas para garantir o seu bom crescimento e desenvolvimento, sendo necessário escolher locais de cultivo com uma boa exposição solar.

Antes de plantar, deve garantir que faz um boa preparação do solo e que este tem todas as reservas nutricionais necessárias para a cultura se desenvolver. Pode sempre optar por um fertilizante orgânico tais como composto ou estrume.

A altura de plantação dos tomates é de Março a Junho, portanto ainda vai a tempo 🙂 É importante que instale a cultura num local abrigado de ventos mais fortes para evitar estragos. Normalmente, distam-se as plantas de tomateiros 50 cm a 70cm.

Ao colocar a plântula na terra é importante que “aconchegue o torrão” com terra. Dessa forma, irá auxiliar o seu suporte estando por isso mais protegida e “firme”.

Após a instalação da cultura deve proceder a uma rega de forma a facilitar a penetração das raízes no solo. Para repelir futuras pragas de insectos, pode cultivar os seus tomateiros junto ao cebolinho ou coentros.

como cuidar dos tomateiros

Como cuidar dos tomateiros: o que deve fazer

Colocar tutores nos tomates

Dado que esta planta se desenvolve em altura é necessário colocar tutores para auxiliar o seu crescimento e desenvolvimento. Pode fazer a condução do caule principal da planta na vertical e ir enrolando a planta a um cordel preso, por exemplo. Pode também usar um arame ao longo da linha da cultura, por exemplo. Pode também usar canas ou estacas de madeira como tutores. Os tutores são também importantes para evitar que a planta vergue com o peso dos tomates. Se quer saber como cuidar dos tomateiros, não pode descurar esta tarefa.

Capar/podar os tomateiros

A capagem dos tomates é uma prática muito comum nesta cultura. Por isso, quando os seus tomateiros apresentarem cerca de 4 ramificações como flores, pode ser interessante cortar a parte superior do caule principal para promover o amadurecimento dos frutos.

Quando o tomateiro já tiver quatro ramos com flores, deve-se cortar a parte superior do caule principal para impulsionar o amadurecimento dos tomates. Muitas pessoas, acabam por eliminar todos os rebentos que estão abaixo das primeiras flores.

Durante o desenvolvimento desta cultura, acabam por surgir nas axilas das suas folhas pequenos rebentos. Estes devem também ser eliminados. Este procedimento deve começar a ser feito especialmente quando os tomateiros apresentarem cerca de 30 a 40 cm de altura. Estes rebentos que surgem nas axilas das folhas e que originariam novos ramos são chamados de rebentos ladrões.

Esta remoção de rebentos deve ocorrer durante toda a época de crescimento da cultura dado que estas plantas estão constantemente a emitir novos rebentos.

Rega

Especialmente na fase de floração e engrossamento dos tomates é muito importante que se faça algumas regas para garantir a humidade necessária para o desenvolvimento dos seus frutos.

Use um fungicida natural

Um fungicida à base de leite cru costuma ser muito eficaz para combater doenças de origem fúngica nesta cultura. Como prevenção do aparecimento de possível doenças, pode ir pulverizando as plantas com este fungicida natural. Para isso, dilua cerca de 4 copos de leite para 8 copos de água. Regue/pulverize os seus tomateiros, pelo menos 1 vez por semana.

Quando colher?

Agora que já sabe como cuidar dos tomateiros é importante saber quando e como colher. A colheita realiza-se essencialmente de Maio a Setembro, dependo da variedade e época de plantação.

Opte por ir colhendo apenas os frutos maduros de forma a conseguir escalonar a colheita. No momento da colheita, pode optar por colher ou não pelo pedúnculo. Caso opte por colher pelo pedúnculo, pode fazê-lo torcendo ligeiramente esta parte da planta.

Agricultura e Mar Actual

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •   
  •   
  •   
  •  

Verifique também

Regantes pedem apoio para produzir energia verde. Pagam a electricidade mais cara da Europa e muitas explorações podem fechar 2021 com prejuízos

Partilhar              A energia representa dois terços do custo total do regadio em Portugal e, com a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.