Início / Agricultura / Como criar uma empresa na Colômbia? A Aicep explica

Como criar uma empresa na Colômbia? A Aicep explica

O documento “Colômbia – Estabelecimento de Empresas” (Março 2016), agora publicado pela Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal , disponibiliza informação sobre o quadro legal de diversas áreas relevantes para o investimento estrangeiro (regime jurídico do investimento estrangeiro; constituição de empresas; laboral; fiscal e incentivos), procurando facilitar a tomada de decisão por parte dos potenciais investidores portugueses.

Entre os sectores que têm merecido maior atenção por parte das empresas portuguesas contam-se a distribuição alimentar, serviços de engenharia e arquitectura, tecnologias de informação e comunicação, saúde, construção civil e turismo.

Paralelamente, a Aicep apresenta alguns indicadores relativos ao ambiente de negócios naquele país, de acordo com metodologia Doing Business, proposta pelo World Bank, tendo sido realizada uma breve análise comparativa da Colômbia com Portugal e com Singapura, neste último caso o país melhor classificado no ranking Doing Business’ 2016.

51º cliente de bens de Portugal

Em 2015, a Colômbia foi o 51º cliente de bens de Portugal, com a exportação lusa para este mercado a atingir naquele período 59,2 milhões de euros, que corresponde a um decréscimo de 7,2% face a 2014, ainda assim com um crescimento médio anual no período 2011-2015 de 36%.

O mercado colombiano é igualmente um importante cliente de serviços de Portugal. No ano passado, esta componente registou exportações nacionais de 22,4 milhões de euros, equivalente a 27,3% das exportações agregadas de bens e serviços para a Colômbia, observando um aumento de 52,3% comparativamente a 2014 e uma taxa de variação média anual de 32,7% nos últimos cinco anos.

Em termos globais, a Colômbia representa 0,11% das exportações totais portuguesas de bens e serviços em 2015, mantendo-se a quota inalterada face ao ano anterior.

Em termos de presença portuguesa existem, actualmente, cerca de três dezenas de empresas nacionais com representação permanente no mercado colombiano. Entre os sectores que têm merecido maior atenção por parte das empresas portuguesas contam-se a distribuição alimentar, serviços de engenharia e arquitectura, tecnologias de informação e comunicação, saúde, construção civil e turismo.

Consulte o documento aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.