Início / Empresas / Como administrar os riscos financeiros

Como administrar os riscos financeiros

Os riscos financeiros são inevitáveis ​​na vida profissional de uma pessoa. São uma ameaça potencial para a sobrevivência ou existência de uma coisa. Há pessoas que assumem riscos financeiros que lhes permitem dar um grande salto no sentido da riqueza. Outros, que não têm tanta sorte, acabam perdendo todo o seu investimento. O mundo financeiro é um estranho que requer profissionais experientes para ajudar a conduzir o barco das finanças pessoais.

Os riscos financeiros podem ser gerenciados de três formas: 1. Deixar que outra pessoa assuma o risco. 2. Cobrir o risco. 3. Aceitar o risco.

Vejamos algumas maneiras básicas de gerir os riscos financeiros.

Estar assegurado correctamente

Os seguros protegem e cobrem perdas que não podemos repor imediatamente. Trata-se de um contrato pelo qual uma das partes, o segurador, se obriga a indemnizar a outra, o segurado, em caso da ocorrência de determinado sinistro, em troca do recebimento de um prémio de seguro. O seguro nasceu da necessidade do homem em controlar o risco.

Há vários tipos de seguros que cobrem os seus riscos pessoais, como os dos ramos automóvel, viagem, habitação, vida ou de responsabilidade civil. E também específicos para empresas, como o seguro agrícola, de crédito, ou de caução.

Fundos de poupança

Amealhar para gastar no futuro é outra das possibilidades. Os fundos de poupança, por exemplo dedicados à situação de reforma, são planos de de médio ou longo prazo, que poderão contribuir para financiar um complemento de reforma e simultaneamente fazer face a situações de necessidade. A maior parte destes fundos permite que o subscritor use antecipadamente a sua poupança em caso de desemprego ou de doença grave.

Ter uma fonte secundária de rendimentos

Assim como os seus investimentos, o seu rendimento também deve ser diversificado. Ganhar de diferentes fontes torna-o financeiramente mais estável. Ter um rendimento adicional irá protegê-lo do risco de perda repentina de emprego ou da existência de um acidente. A existência de um negócio paralelo permite que ganhe mais sempre que tiver tempo livre. Pode ser algo em que você é bom e ficará surpreso com o quanto as pessoas estão dispostas a pagar por tal serviço ou habilidade. Pode nem precisar de sair de casa para o fazer. Por exemplo, você pode aprender a fazer velas perfumadas e vendê-las online. Ou pode visitar ruletas para reclamar ganhos em jogos.

Diversificação de investimentos

Por outro lado, deve diversificar os seus investimentos, pois esta é uma forma prudente de administrar as suas finanças. Isso pode não eliminar todas as perdas quando se passa por uma crise financeira, mas ajudará a mantê-lo à tona de uma possível bancarrota. A sua carteira financeira deve ser bem diversificada, pois minimiza o risco por ter o seu investimento dividido em várias classes de risco.

Preparar uma estratégia de saída dos investimentos

Não há como saber qual investimento terá um grande retorno ou qual irá provocar perdas. O lógico é vender os seus activos a um preço ideal. Mas, se as coisas começaram a correr mal, o ideal é sair desse investimento atempadamente, diminuindo as perdas potenciais, por exemplo se estivermos a falar de investimentos em bolsa de valores . Portanto, é aconselhável ter sempre um plano de saída ao comprar acções ou assumir posições em títulos e outros investimentos.

Cuidar da saúde

Alguém disse que saúde é riqueza e não há palavras mais verdadeiras do que essas. Para fazer tudo o que referimos até agora, a sua saúde precisa estar impecável. Só se gozar de boa saúde pode desfrutar a recompensa do seu trabalho e do seu investimento. Ficar em forma, tanto física quanto psicologicamente, é o seguro de saúde mais barato que existe. Exercite-se com frequência. Mantenha uma alimentação saudável. Compareça aos exames médicos de rotina e mantenha a mente positiva.

Manter o endividamento no mínimo

Tente ficar livre de dívidas, se puder, mas se não puder, mantenha sua dívida à distância. A dívida excessiva reduz a riqueza que pode ganhar com os seus investimentos. A sua dívida deve ser a mínima. Aqui estão algumas maneiras de gerir riscos financeiros.

 
       
   
 

Verifique também

PCP: Aeroporto de Beja é “um elemento decisivo na promoção da coesão territorial”

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) considera que “o Aeroporto de Beja é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.