Início / Agenda / Comissário Phil Hogan visita Feira Nacional de Agricultura e vai ao Alqueva
Phil Hogan

Comissário Phil Hogan visita Feira Nacional de Agricultura e vai ao Alqueva

O Comissário Europeu de Agricultura está amanhã, 9 de Junho, em Portugal para uma intensa jornada de trabalho dedicada à agricultura portuguesa. Phill Hogan começa o dia à mesa com o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, com quem tem marcada uma reunião às 08h30.

Capoulas Santos insistirá na necessidade de apoiar os sectores em crise, especialmente o de leite, que tarda em recuperar. Para o ministro da Agricultura, “esta é uma crise europeia, agravada pelo fim do regime de quotas, razão pela qual as soluções têm de ser encontradas à escala europeia, com empenhamento por parte da Comissão Europeia”.

Apesar de este não ser o único tema na agenda do ministro, a verdade é que será certamente um tema comum à agenda do Presidente do Governo Regional dos Açores, que será recebido pelo Comissário logo a seguir. Vasco Cordeiro vem dos Açores para pedir apoios ao Comissário Europeu e seguem depois para a Feira Nacional de Agricultura, para uma visita ao maior certame do País dedicado ao sector.

Este ano, o CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, entidade que dirige a Feira, homenageia a Fruta Nacional, tema escolhido para atrair visitantes, tanto profissionais como particulares. Como é hábito, na vertente profissional, a Feira Nacional de Agricultura apresenta um intenso programa de seminários, colóquios e conferências, sendo a mais destacada aquela que contará com a participação do Comissário Europeu e do Ministro da Agricultura, e que é dedicada à Inovação, a temática onde assenta o futuro da agricultura.

Abertura da ligação de água de Alqueva para a Barragem do Roxo

De tarde, Phil Hogan viaja para o Alentejo, a convite do ministro Capoulas Santos, onde vai abrir a ligação de água de Alqueva para a Barragem do Roxo, abastecendo dessa forma um perímetro de rega que, ao longo deste ano, deverá encaixar 15 milhões de metros cúbicos de água.

A Barragem de Alqueva está concluída, a albufeira está a 80% da sua capacidade máxima, a uma cota de 149 metros, para uma máxima de 152. A capacidade de abrangência do regadio de Alqueva estende-se finalmente pelos 120 mil hectares que são regados pelo sistema global, um sistema de perímetros de regadio moderno e eficiente, capaz de aproveitar a água ao ponto de agora se verificar que Alqueva ainda pode dar mais. Tendo sido estudada a possibilidade de fazer a água chegar a mais 47 mil hectares, o Governo prepara agora a candidatura do alargamento de Alqueva ao Plano Junker, tendo em conta o volume de investimento necessário.

O Comissário Europeu da Agricultura terá oportunidade de ver Alqueva de perto, mas terá também a possibilidade de analisar de que forma este empreendimento transformou toda a região, permitindo culturas impensáveis noutras circunstâncias, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento do País.

Capoulas Santos considera que “Phil Hogan vai participar de forma simbólica num grande momento para a região alentejana e para a população daquela zona ao estabelecer a ligação entre Alqueva e o Perímetro do Roxo”. O ministro acrescenta que “Alqueva é sem dúvida um exemplo de boas práticas a nível comunitário, de boa aplicação dos fundos estruturais, não só por contribuir para que se possa afastar do horizonte do Alentejo o fantasma da desertificação tão depressa quanto possível, mas por estar a contribuir para a sustentabilidade da agricultura e da economia portuguesas”. Capoulas Santos remata: “agora é preciso olhar para este novo projecto e fazer dele o nosso próximo objectivo nesta área; é nisso que estamos a trabalhar”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Associação Empresarial da Póvoa de Varzim celebra 131 anos de existência

Partilhar              A AEPVZ — Associação Empresarial da Póvoa de Varzim assinalou, este sábado, o seu 131º …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.