O Comissário Europeu da Agricultura e Sector Alimentar, Christophe Hansen, visita Portugal nos dias 6 e 7 de Junho, com destaque para a sua participação na inauguração oficial da Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, que terá lugar no dia 7 de Junho, às 12h00, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém.
O evento contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, e do presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Álvaro Mendonça e Moura.
Este ano, a União Europeia (UE) terá uma presença permanente na Feira, pela primeira vez desde 2015, assegurada pelos serviços da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão. O espaço da Comissão estará aberto ao público até ao dia 15 de Junho e facultará informações sobre a forma como a UE “está a preparar o caminho para uma agricultura mais competitiva, justa e sustentável para a Europa”, refere uma nota de imprensa da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
O espaço da Comissão na Feira de Santarém acolherá sessões de informação com peritos europeus, actividades didácticas e produtos gastronómicos de toda a Europa, realça a mesma nota.
No mesmo dia, o Comissário Hansen visita a Quinta da Alorna, em Almeirim, a partir das 9h15, exploração agrícola com vastas áreas dedicadas ao cultivo de vinha, regadio e floresta. Após essa visita, reúne com José Salema, presidente da EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva e representantes de agricultores e líderes associativos da região, para uma apresentação sobre o EFMA — Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, já no espaço da CNEMA. O ministro da Agricultura também participa neste encontro.
Mais tarde, pelas 12h30, o Comissário Europeu marcará presença na cerimónia comemorativa do 50.º aniversário da Confederação dos Agricultores de Portugal. A partir das 14h00, Christophe Hansen fará ainda a entrega oficial dos certificados europeus de Indicações Geográficas a dois produtos portugueses: o Pastel de Feijão de Torres Vedras e a Flor de Sal de Rio Maior receberão a distinção europeia, após uma breve intervenção de Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal. Todos estes eventos decorrem na CNEMA.
Esta visita a Portugal tem início no dia 6 de Junho, com encontros entre o Comissário Europeu da Agricultura e representantes das confederações agrícolas nacionais (CAP, Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portuga, CNA – Confederação Nacional da Agricultura e Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural), em Lisboa, para debater o futuro da agricultura europeia. Estão igualmente previstas reuniões com membros do Governo português.
O Comissário Hansen apresentou em Fevereiro a “Visão para a Agricultura e o Sector Alimentar” e a visita a Portugal insere-se num esforço de intensificar o diálogo com o sector, definido como uma prioridade política pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
