Início / Agricultura / Comissão Mista Portugal-Rússia tem sector agro-alimentar na agenda

Comissão Mista Portugal-Rússia tem sector agro-alimentar na agenda

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, participou hoje, 29 de Junho, na 5ª reunião da Comissão Mista para a Cooperação Económica, Industrial e Técnica entre a República Portuguesa e a Federação da Rússia. Um dos objectivos é retomar as trocas comerciais entre os dois países.

O governante deixou claro que “o mercado russo é prioritário para as exportações de produtos agro-alimentares”. Carne, produtos lácteos e frutas estão na mira do Ministério da Agricultura. Mas falta ultrapassar as actuais dificuldades no relacionamento entre a Rússia e a União Europeia.

Ao longo da reunião foi “abordada uma intensa agenda abordando aspectos do relacionamento institucional entre os dois países, das relações económicas bilaterais e ainda sobre projectos de cooperação”, diz o Ministério da Agricultura em comunicado.

Após um período de elevado crescimento da relação comercial entre os dois países, assistiu-se, a partir de 2014, a uma redução das trocas comerciais na sequência do embargo UE/Rússia, situação que foi analisada ao longo deste encontro, tendo ambas as delegações “manifestado todo o interesse em apoiar a criação de condições para que o fluxo entre os dois países venha a normalizar-se”, adianta a mesma nota.

No caso de Portugal, há ainda a acrescentar a questão do embargo sanitário russo à carne de porco portuguesa, situação para a qual o secretário de Estado Luís Vieira sensibilizou a delegação russa, salientando que se trata de “um problema ultrapassado, que está a penalizar os produtores nacionais de forma violenta sem razão de ser, neste momento”. Foi dada nota dos resultados da inspecção veterinária às empresas portuguesas feita pelo Serviço Federal de Supervisão Veterinária da Federação Russa (entidade inspectora da União Aduaneira) em Junho de 2014, tendo sido acordado que os problemas remanescentes sejam resolvidos numa base mutuamente aceitável, em estreita colaboração entre as autoridades competentes dos dois países.

De resto, em matéria de sanidade animal, foi dada nota da intenção de celebrar um Memorando de Entendimento para a promoção da cooperação institucional, científica e técnica no domínio da veterinária. Segundo Luís Vieira, “o crescimento duradouro do comércio e da cooperação bilateral dependem da estabilidade e previsibilidade do acesso aos respectivos mercados, pelo que a colaboração entre as entidades responsáveis pela supervisão veterinária e fitossanitária dos dois países é muito importante”.

Rússia prioritária nas exportações agro-alimentares

O secretário de Estado da Agricultura deixou claro que “o mercado russo é prioritário para as exportações de produtos agro-alimentares”, acreditando que “será possível começar a exportar produtos de carne, produtos lácteos e frutas para a Rússia a curto prazo”. A delegação russa reagiu com optimismo, sublinhando que acolheria com agrado o relançamento das exportações portuguesas de produtos agro-alimentares, “logo que estejam reunidas as condições necessárias e ultrapassadas as actuais dificuldades no relacionamento entre a Rússia e a União Europeia”.

O encontro, que teve lugar esta manhã, decorreu nas instalações do Ministério da Economia, em Lisboa, e foi agendado na sequência de diligências do ministro da Agricultura português, Luís Capoulas Santos, durante a visita a Moscovo, na primeira quinzena de Fevereiro último.

Capoulas Santos deslocou-se à capital russa, onde se encontrou com o seu homólogo, tendo dado nota da importância da normalização das relações comerciais entre os dois países, especificamente no domínio do sector agrícola.

Na reunião da Comissão Mista que hoje se realizou, a delegação portuguesa foi chefiada pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a delegação russa pelo ministro da Protecção Civil, Situações de Emergência e Recuperação dos Efeitos das Calamidades Naturais, Vladimir Puchkov, que veio acompanhado de um conjunto de dirigentes governamentais de diversos sectores da actividade económica.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Garland Logistics obtém Certificação IFS Logistics para armazenamento e transporte de bens alimentares

Partilhar              A Garland Logistics, empresa de logística do Grupo Garland, obteve a exigente certificação pelo Standard …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.