Início / Featured / Comissão de Economia visita Porto de Leixões e Porto de Viana do Castelo

Comissão de Economia visita Porto de Leixões e Porto de Viana do Castelo

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo recebe, no próximo dia 28 de Novembro, segunda-feira, a Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação da Assembleia da República, presidida pelo deputado Afonso Oliveira.

A recepção será feita, de manhã, no Centro de Formação do Porto de Leixões, seguindo-se a visita ao Simulador “Full Mission Bridge Simulator”, Centro de Coordenação e Segurança, à área portuária (Terminais portuários, Plataforma logística e Terminal de Cruzeiros de Leixões).

Da parte da tarde irá realizar-se a visita à área portuária de Viana do Castelo e à empresa CorPower Ocean, bem como aos Estaleiros Navais de West Sea e Cais do Bugio.

Full Mission Bridge Simulator

O simulador Full Mission Bridge Simulator foi adquirido no âmbito da Candidatura Douro’s Inland Waterway 2020 – Safer and Sustainable Accessibility , ao CEF – Connecting Europe Facility – Transport (Mecanismo Interligar a Europa).

Este equipamento destina-se a dotar a APDL de valências na área de treino de navegação fluvial, pilotagem e manobra de navios em águas restritas (portos marítimos, fluviais e eclusas).

Trata-se de um simulador de ponte de navio e de duas pontes de rebocadores, de 360º,que permite o treino e certificação de pilotos, mestres de rebocadores, oficiais da marinha mercante, e de tripulações de embarcações de marítimo-turística.

O software de gestão do simulador permite criar cenários para qualquer porto, para as diversas condições meteorológicas e do estado do mar, quer na entrada e barras de portos, bem como em vias fluviais. Particularmente, para o rio Douro, foram desenvolvidos cenários para todas as eclusas e troços de aproximação.

É especialmente relevante para a preparação dos pilotos e mestres e o estudo de manobras em condições adversas, cenários de crise e salvamento marítimo.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Empresa húngara procura fornecedores de produtos para casa e jardim, hortícolas, ferramentas e produtos de irrigação

Partilhar              Uma empresa familiar húngara, fundada em 1991, está à procura um parceiro que possa representar no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.