Comissão autoriza milho geneticamente modificado na alimentação humana e animal

A Comissão Europeia autorizou três tipos de milho geneticamente modificado para alimentação humana e animal, “tão seguros quanto os seus equivalentes convencionais”, após a avaliação científica favorável da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA). No entanto, não autoriza o cultivo na União Europeia.

“Este milho passou por um procedimento de avaliação abrangente e rigoroso, que garante um alto nível de protecção da saúde humana e animal e do meio ambiente. As decisões da Comissão apenas permitem que este milho geneticamente modificado seja importado para uso em alimentos e ração animal, mas não que seja cultivado na UE”, refere uma nota de imprensa da Comissão.

As autorizações são válidas por 10 anos e qualquer produto produzido a partir desse milho geneticamente modificado estará “sujeito às rígidas regras de rotulagem e rastreabilidade da UE”, realça a mesma nota.

A Comissão tinha a obrigação legal de decidir sobre esta autorização depois dos Estados-membros não terem alcançado uma maioria qualificada a favor ou contra a autorização.

Mais informações sobre Organismos Geneticamente Modificados (OGM) na UE aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.