Comissão alarga rótulo ecológico da UE a todos os produtos cosméticos e de higiene animal

A Comissão Europeia adoptou os novos critérios de atribuição do rótulo ecológico da UE para produtos cosméticos e de higiene animal, “proporcionando assim aos consumidores em toda a UE a vantagem de provas fiáveis para marcas genuinamente ecológicas”.

Refere a Comissão em comunicado que os critérios de atribuição do rótulo ecológico da UE “reduzem o impacto ambiental dos produtos na água, no solo e na biodiversidade, contribuindo assim para uma economia limpa e circular e para um ambiente livre de substâncias tóxicas”.

O rótulo ecológico da UE é um “rótulo de excelência ambiental fiável e verificado por terceiros”, que tem em conta o impacto ambiental de um produto ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a extracção de matérias-primas até à sua eliminação final.

Os critérios actualizados de atribuição do rótulo ecológico da UE serão agora aplicáveis a todos os produtos cosméticos, tal como definido no Regulamento da UE relativo aos produtos cosméticos.

Actualmente, três em cada quatro produtos de cuidados vendidos na Europa exibem uma declaração ou rótulo ambiental e, ainda assim, muitas dessas alegações são difíceis de entender ou confusas para o consumidor.

Para o Comissário para o Meio Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius, “os produtos cosméticos e de cuidados para animais de estimação mais ecologicamente correctos podem agora ser recompensados ​​com o rótulo ecológico da UE num impulso adicional para o sucesso do rótulo criado em 1992. Eu incentivo as empresas a se candidatarem ao rótulo ecológico da UE e a lucrar com a sua reputação. O rótulo ecológico da UE ajuda a orientar os consumidores preocupados em direcção a produtos verdes certificados e confiáveis ​​e apoia a transição para uma economia limpa e circular”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.