Início / Agricultura / Comercialização de vinho generoso Madeira cai em valor mas aumenta em quantidade

Comercialização de vinho generoso Madeira cai em valor mas aumenta em quantidade

A comercialização de vinho generoso “Madeira” rondou os 830 mil litros no terceiro trimestre de 2016, o que se traduziu em receitas de primeira venda de 4,3 milhões de euros. Comparativamente ao período homólogo registou-se um aumento de 5,1% na quantidade e um decréscimo de 9,2% no valor, segundo os dados do IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, divulgados pela Direcção Regional de Estatística da Madeira.

Foram os aumentos verificados nos países comunitários (+14,3%) e nos extra-comunitários (+1,9%) que contribuíram para o incremento global das quantidades no terceiro trimestre de 2016. Quanto ao valor de primeira venda, o crescimento observado no mercado comunitário (+4,2%) não foi suficiente para fazer face às quebras registadas nos mercados nacional (-23,3%) e extra-comunitário (-18,3%).

Analisando a informação de Janeiro a Setembro de 2016, constata-se uma redução homóloga na quantidade comercializada em 3,3% e um aumento de 1,7% no valor de primeira venda. A quebra nas quantidades foi determinada pelas diminuições homólogas observadas nos mercados intra (-6,1%) e extra-comunitário (-5,4%). O aumento no valor de primeira venda foi sustentado pelo acréscimo no mercado nacional (+12,6%), que compensou as reduções nos mercados intra-comunitário (-0,4%) e extra-comunitário (-2,2%).

Vendas para a Holanda a crescer

Nos primeiros nove meses do ano, e por comparação com o mesmo período de 2015, é de realçar o crescimento nas vendas para a Holanda (+37,6% nas quantidades e +61,5% em valor) e para o mercado dinamarquês (+31,4% nas quantidades e +4,6% em valor), bem como a redução no principal mercado externo, o francês (-16,3% em quantidade e -22,9% em valor).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PS Açores acusa Governo Regional de falhas na gestão das quotas pesqueiras

Partilhar              O Partidos Socialista (PS) dos Açores entregou um requerimento ao Governo Regional dos Açores, intitulado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.