Início / Agricultura / Comercialização de vinho Madeira aumenta em quantidade mas cai em valor

Comercialização de vinho Madeira aumenta em quantidade mas cai em valor

A comercialização de vinho generoso Madeira rondou os 757 mil litros no segundo trimestre de 2017, o que se traduziu em receitas de primeira venda de 4,3 milhões de euros. Comparativamente ao período homólogo, registou-se um aumento de 5,5% na quantidade e um decréscimo de 5,9% no valor, segundo os dados do IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira.

Os acréscimos observados no trimestre em referência no valor comercializado para os mercados nacional (+7,4%) e extra-comunitário (+12,2%) não foram suficientes para compensar a quebra no mercado comunitário (-22,4%). Contrariamente, ao nível das quantidades comercializadas, o crescimento nos mercados nacional (+12,2%) e extra-comunitário (+23,5%) anularam a redução no mercado comunitário (-4,2%).

Analisando a informação do primeiro semestre de 2017, observa-se que tanto a quantidade comercializada como o valor de primeira venda apresentaram variações homólogas positivas de +8,6% e de +3,0% respectivamente. Este aumento nas quantidades foi transversal a todos os mercados: o extra-comunitário cresceu 29,9%, o nacional 10,3% e o comunitário 1,0%.

Valor de primeira venda sobe

O incremento no valor de primeira venda foi sustentado pelos acréscimos no mercado extra-comunitário (+20,1%) e no mercado nacional (+9,5%) que compensaram a quebra no mercado intra-comunitário (-9,7%).

Nos primeiros seis meses do ano, e por comparação com o mesmo período de 2016, é de realçar o crescimento nas vendas para o Continente (+85,2% nas quantidades e +67,8% em valor) e para o mercado japonês (+56,2% nas quantidades e +28,0% em valor), bem como a redução de vendas para o mercado britânico (-35,1% em quantidade e ‑51,7% em valor).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.