Início / Agenda / Comemoração dos 75 anos do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão recebe Rui Martinho

Comemoração dos 75 anos do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão recebe Rui Martinho

O CEVDão  — Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão comemora 75 anos de existência. Por isso, no dia 2 de Dezembro de 2021, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, desloca-se a Nelas para encerramento da sessão e descerramento de placa comemorativa da efeméride.

Segundo uma nota de imprensa da DRAP Centro — Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, o Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão foi criado em 21 de Novembro de 1946 com a missão de responder aos constrangimentos e desafios que se colocavam à vitivinicultura da época.

O evento irá ser transmitido na página Facebook da DRAP Centro.

Selecção de castas regionais

É um Centro de referência pela actividade experimental que desenvolve e pelo conhecimento que transmite a toda fileira vitivinícola regional e nacional. Como exemplo do trabalho desenvolvido destaca a DRAP Centro a selecção de castas regionais, como a Touriga Nacional que representa actualmente uma percentagem importante do encepamento da região do Dão, tendo sido adoptada por outras regiões do Pais e do Mundo.

O CEVDão procura contribuir para a valorização dos sector, em articulação com a comunidade científica e a fileira do vinho do Dão, antecipando as respostas às dificuldades presentes e futuras que se colocam à vitivinicultura através de actividade experimental, nomeadamente a vulgarização e melhoramento de castas regionais e autóctones da região do Dão.

O Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão é uma estrutura experimental da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, integrada na Rede de Inovação do Ministério da Agricultura.

Pode consultar o programa do evento aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PDR 2020. Dão, Lafões e Alto Paiva tem 80 mil euros para pequenos investimentos nas explorações agrícolas

Partilhar              A ADDLAP — Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva tem candidaturas abertas para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.