A CNA – Confederação Nacional da Agricultura e a sua filiada AvaDourense – Associação dos Viticultores e da Agricultura Familiar Douriense, convocam um Plenário de Viticultores para o dia 1 de Junho de 2025, na Régua.
A decisão foi tomada em “face dos mais recentes desenvolvimentos na Região Demarcada do Douro”, nomeadamente, “a multiplicação do envio de cartas aos viticultores, por parte de várias casas exportadoras, avisando-os de que não vão receber uvas na próxima vindima”; e “a ameaça de novo corte drástico no vinho a beneficiar” avança um comunicado da CNA.
E tendo em ainda em conta que “persistem os elevados preços dos factores de produção; mantêm-se problemas na fiscalização na entrada de mostos e comercialização de vinhos que são comercializados como se do Douro fossem originários, que contribuem para os excedentes de produção que se acumulam e para os baixos preços pagos aos viticultores”; e por ser “cada vez mais necessário dotar a Casa do Douro de capacidade legal e operacional para intervir nos stocks de vinho e de aguardente da região”.
Este plenário convocado pela CNA e pela AvaDourense tem como “objectivo discutir a situação, decidir acções a tomar e exigir medidas urgentes já nesta vindima. Os viticultores não aguentam mais esta situação. É preciso agir já para salvar a Região Demarcada do Douro”, realça o mesmo comunicado.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
