Cláudio Lopes é o primeiro presidente do Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores

A Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação informa que está concluído o procedimento concursal para provimento do cargo de presidente do conselho directivo do Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores (IVVA).

O candidato Cláudio José Gomes Lopes foi seleccionado e será nomeado com os restantes membros do conselho directivo do Instituto, no seguimento de despacho conjunto do presidente do Governo Regional e do membro do Governo Regional com competência em matéria de agricultura, o secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, avança uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Cláudio Lopes era até agora responsável pelo Serviço de Desenvolvimento Agrário do Pico.

Para António Ventura, o IVVA representa uma “iniciativa estruturante de definição, planeamento e orientação da vitivinicultura” na Região. “Trata-se da criação de um organismo que centraliza, coordena e regula todas as políticas respeitantes à enologia nos Açores”, frisa o governante.

Cláudio José Gomes Lopes foi até agora técnico superior no Serviço de Desenvolvimento Agrário da Ilha do Pico. Em Janeiro de 2020, foi nomeado presidente do conselho geral da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) dos Açores, entidade que regula e promove a produção de vinhos na região.

Além disso, Cláudio Lopes esteve envolvido na política regional. Nas eleições autárquicas de 2013, candidatou-se pelo Partido Social Democrata (PSD) à presidência da Câmara Municipal das Lajes do Pico, mas perdeu para o Partido Socialista (PS).

Em 2016, publicou um artigo de opinião criticando a forma como o Governo Regional, então liderado pelo PS, lidou com acidentes no transporte marítimo de passageiros entre as ilhas do Triângulo (Pico, Faial e São Jorge), destacando falhas na manutenção das infra-estruturas portuárias e a ausência de responsabilização política.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.