Início / Featured / CineEco 2023 realiza-se de 5 a 13 de Outubro na Casa Municipal da Cultura de Seia

CineEco 2023 realiza-se de 5 a 13 de Outubro na Casa Municipal da Cultura de Seia

A 29ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela irá decorrer de 5 e 13 de Outubro, em Seia, na Casa Municipal da Cultura, e este ano assenta numa maior aposta em obras cinematográficas. Concorreram cerca de 300 filmes dos vários cantos do Mundo, tendo sido seleccionados 66, de 27 países diferentes.

No festival, é já frequente poder assistir-se a antestreias nacionais ou mundiais de alguns filmes dedicados ao tema ambiental, como aconteceu com EO de Jerzy Skolimowski em 2022, ou mesmo a filmes que se revelaram depois ser o primeiro filme candidato a Óscar, como foi o caso de Ice Merchants de João Gonzalez, em 2022.

O CineEco é um evento cultural de natureza internacional de temática ambiental, organizado pelo Município de Seia desde 1995 de forma ininterrupta. Em todas as edições e em todas as secções ou actividades a entrada é gratuita.

Festival de cinema exclusivamente ambiental

É o único festival de cinema exclusivamente ambiental em Portugal e um dos festivais de cinema de ambiente mais antigos do mundo. Através das experiências multiculturais, o CineEco ajuda a descrever e compor um panorama do pensamento mundial actual sobre estas questões e proporciona aos espectadores momentos de conhecimento e reflexão, com a ambição de gerar comportamentos transformadores e de participação, explica a organização do evento.

Ao longo de cada edição, para além das várias secções competitivas, organiza um conjunto de actividades, onde se incluem conversas com realizadores, exposições, acções de educação ambiental com escolas, entre outros, contribuindo para uma cidadania activa no domínio do desenvolvimento sustentável e valorização do território e enriquecimento do conhecimento ambiental e cinematográfico.

Realiza ao longo do ano, uma vasta rede de extensões por todo o País, proporcionando ao público filmes desta temática, constituindo-se como um dos muitos factores diferenciadores do festival. O CineEco é membro fundador da Green Film Network, uma plataforma de 39 festivais de cinema ambiental.

Cineconcerto

A 29ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela celebra os 60 anos do filme clássico Verdes Anos e apresenta uma sessão Cineconcerto com o pianista e compositor Filipe Raposo com o apoio do FILMar (Cinemateca Portuguesa).

A sessão Cineconcerto decorre logo no primeiro dia, 5 de Outubro, e foi especialmente concebida para o festival. Das horas de espanto à possibilidade de comunicação, encontramos nestes filmes um país a descobrir-se. A música do pianista e compositor Filipe Raposo é o fio condutor de narrativas de especulação, interpretação e percepção dos modos de observar, reter e tratar os corpos físicos, naturais e geográficos que, ao longo do tempo, documentam, também, a memória que o cinema ajudou a inventar.

Estes filmes incentivam à reflexão da nossa relação com a paisagem e, no caso do mar enquanto elemento central de um imaginário nem sempre realista. Foram escolhidos pela singularidade que, à época, permitiam que se descobrissem novas fronteiras para a escala humana e, através da possibilidade de fuga, constitutivas de uma resistência às condições adversas da própria natureza, ao regime em início de acção, e à própria actuação humana, realça a organização.

A sessão do Cineconcerto é composta pelos seguintes filmes:

  • Serra da Estrela (Raul de Caldevilla, 1921)
  • Mata do Bussaco (Hans Berge, 1919)
  • Tosquia de Ovelhas no Paúl da Serra, Madeira (Manuel Luís Vieira, 1937)
  • Lagoa (Filmes Castello Lopes, 1929)
  • A Indústria Baleeira (João César de Sá, 1932)
  • Nazaré, Praia de Pescadores (Leitão de Barros, 1929) – composição original de Filipe Raposo (2020)

O CineEco 2023 é organizado pelo Município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas. Conta ainda com a Lipor como patrocinador principal e com o apoio financeiro da DGArtes.

Saiba tudo sobre o CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Município do Seixal no TOP 3 da recolha de óleos alimentares usados de origem doméstica

Partilhar              O concelho do Seixal é um dos três concelhos do País, juntamente com os municípios …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.