Início / Agricultura / CIMAA vai ter novo espaço de cowork e avança para o controlo e combate contra a Vespa Velutina

CIMAA vai ter novo espaço de cowork e avança para o controlo e combate contra a Vespa Velutina

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), presidida por Hugo Pereira Hilário, vai avançar com a aquisição de equipamentos e serviços para o controlo e combate contra a espécie invasora Vespa Velutina, também conhecida como vespa asiática. E pretende criar um novo espaço de cowork “com elevados padrões de qualidade e conforto”, na sua nova sede, em Portalegre.

Refira-se que decorreu ontem, 13 de Janeiro, a primeira reunião do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo de 2022. Na reunião, que teve lugar em Alter do Chão, foram abordados, entre outros pontos, a aquisição de equipamentos e serviços para o controlo e combate contra a espécie invasora Vespa Velutina e o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alto Alentejo, que foi objecto de um ponto de situação sobre as candidaturas a este pacto já apresentadas refere uma nota de imprensa da CIMAA.

Sobre o Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, o Conselho Intermunicipal abordou que no passado dia 23 de Dezembro de 2021 submeteu ao Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente da Agência Portuguesa do Ambiente o Estudo de Impacte Ambiental que permite à CIMAA cumprir com a primeira meta prevista no contrato assinado com o programa Recuperar Portugal.

Espaço de cowork

No âmbito da empreitada de requalificação do edifício da Rua 19 de Junho, em Portalegre, nova sede da CIMAA, foi discutida a necessidade de readaptar parte do edifício com o objectivo de criar um novo espaço de cowork com elevados padrões de qualidade e conforto. A adaptação não só permitirá à CIMAA oferecer este novo serviço à população como, também, dotará a Comunidade Intermunicipal de maior capacidade de desenvolvimento da região e de apoio aos seus municípios associados.

Foi também discutida a necessidade de colocar em marcha o procedimento concursal comum para a contratação de um assistente técnico face às crescentes necessidades decorrentes do trabalho da Estrutura Técnica de Apoio Técnico para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alto Alentejo. A ocupação deste posto de trabalho permitirá aprofundar ainda mais a capacidade de trabalho e de resposta da CIMAA.

A CIMAA é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades. Entre eles estão os concelhos de Alter Do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo De Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

A próxima reunião Intermunicipal terá lugar a 10 de Fevereiro, no Gavião.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Volume de capturas de pescado em Portugal diminui 29% em Abril de 2022

Partilhar              O volume de capturas de pescado em Portugal diminuiu 29% em Abril de 2022 (-31,3% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.